Assessoria
O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) negou o registro das candidaturas a deputado estadual do vereador Admilson Galhardo (Republicanos) e do ex-vereador Edson Narizão (PSC). Já a Policial Scheila Melo (PSD), com pendência no registro, entrou com recurso e a Justiça Eleitoral formalizou a candidatura à deputada estadual.
O registro de Galhardo foi indeferido por unanimidade e o relator do recurso, desembargador José Rodrigo Sade, listou dois motivos no seu voto contra o registro da candidatura. Galhardo teve a exclusão de sua candidatura homologada em ata da convenção do partido e não está quite com a Justiça Eleitoral.
O vereador não recolheu ainda a multa de R$ 2.879,94 por irregularidade nos gastos e notas fiscais na prestação de contas na campanha de 2020, processo que tramita na 147ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu. Ainda, aponta que desde julho de 2021 o processo aguarda retorno da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Além de ter o registro da candidatura negado pelo TRE, Galhardo enfrenta denúncia na Câmara Municipal por participar de esquema de rachadinha, apropriar de dinheiro de salário de assessor, e de nomear uma assessora fantasma. O vereador corre o risco de ter seu mandato cassado ainda neste ano.
Narizão e Scheila
O ex-vereador Narizão teve seu registro negado por não apresentar em tempo hábil as certidões da Justiça Estadual e da Justiça Federal. “No caso dos autos, verificou-se a ausência destes documentos, oportunidade em que o requerente foi intimado para sanar a irregularidade, como determinam o artigo 36 e o artigo 50 da Resolução TSE nº 23.609/2019, mas deixou de atender a intimação”, diz o voto do relator Rodrigo Amaral.
“Diante do exposto, voto pelo INDEFERIMENTO do pedido de registro de candidatura de JOSÉ EDSON DE OLIVEIRA, ao cargo de Deputado Estadual, sob o número 20999, pelo Partido Social Cristão – PSC”, completa o relator.
Já no recurso de Scheila Melo, o desembargador José Rodrigo Sade acolheu “os embargos de declaração, para o fim de DEFERIR o pedido de registro de candidatura SCHEILA FÁTIMA DE MELO PILARSKI para concorrer ao cargo de Deputado Estadual”.