O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Centenário do Sul, realizou nesta quinta-feira, 13 de outubro, a Operação Sob Nova Direção, que apura a prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro nas cidades de Lupionópolis e Cafeara, que integram a comarca. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além de efetuada uma prisão em flagrante. A ação foi executada em parceria com a Polícia Militar.
Conforme as investigações, o caso trata do controle de pontos de tráfico na região por três mulheres, a partir da prisão do marido de uma delas, que seria o chefe da quadrilha até então. Elas foram presas preventivamente e um homem foi detido em flagrante, por posse de entorpecentes. Foram apreendidos diversos celulares, dinheiro e cheques.
A Polícia Militar participou da operação com agentes do Serviço Reservado, da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), do Batalhão de Polícia de Choque e do Canil de Londrina e do Canil da 7ª Companhia de Arapongas. As ordens judiciais foram deferidas pelo Juízo da Vara Criminal de Centenário do Sul, após parecer favorável do MPPR.
CORNÉLIO PROCÓPIO
Em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro do estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, deflagrou a segunda fase da Operação Apontador, que tem como objetivo desmantelar associação criminosa estabelecida na cidade para a prática de jogos de azar e corrupção de menores. A ação foi executada com apoio da Agência Local de Inteligência da Polícia Militar, do 18º Batalhão da PM.
No total, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em imóveis situados em Cornélio Procópio, com a identificação e apreensão de diversos objetos típicos da logística do conhecido “jogo do bicho”. A Operação Apontador II teve a participação de 24 policiais militares do Serviço Reservado, da Rádio Patrulhamento Atendimento (RPA) e da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam). As ordens judiciais foram deferidas pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca.