Assessoria – Já pensou em observar a capital paranaense por um olhar fora do comum? No tour Curitiba Sombria, os passageiros são convidados a passar por locais onde a história da cidade ocorreu, mas com foco em seu lado sombrio. Sucesso de público desde o lançamento, em outubro de 2024, o passeio noturno sobre rodas já se firmou como opção de imersão histórico-cultural inusitada e neste sábado, 17 de janeiro, inicia as saídas de 2026. O Expresso Curitiba Sombria realiza duas saídas por sábado, às 19h e 21h30. Os ingressos são limitados – apenas 13 por sessão – e estão à venda pelo site Disk Ingressos.
No passeio, uma van circula pelo centro da cidade durante duas horas, enquanto a mediadora, a jornalista Luciana Penante, conta as histórias e lendas dos locais visitados, com o apoio de imagens, paradas imersivas e surpresas. O passeio termina com uma degustação da costela mais famosa do Brasil, em um reduto da boemia curitibana.
Como funciona o Tour Curitiba Sombria?
O passeio reúne mais de 30 “causos” da capital paranaense, além de contar fatos de figuras importantes na história da cidade – tanto das amplamente reconhecidas, como o escritor Dalton Trevisan, o “Vampiro de Curitiba”, quanto das marginais, como Cipriana, uma mulher negra acusada de bruxaria durante a “inquisição” da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais; Maria Bueno, mulher comum que foi alçada à santa popular após seu assassinato brutal e a travesti Gilda, famosa na Boca Maldita nas décadas de 70 e 80. Os participantes embarcam na Praça João Cândido e, no final, recebem a opção de descer ou não no restaurante Gato Preto. Quem fica, pode degustar a costela premiada e ouvir as histórias do garçom ‘Polaco’, há 22 anos na casa.
Como o nome sugere, o tour aborda temas sombrios, que vão desde a ‘aura’ da capital, até situações que envolvem o pior do ser humano – como violência, feminicídio e abuso de substâncias. Quem não gosta de levar sustos pode ficar tranquilo: “não é um tour de terror físico, o medo fica por conta das histórias”, revela a criadora.
Sucesso de público
Após ultrapassar a marca de mil passageiros, o passeio noturno já reúne diversos relatos de participantes – tanto residentes de Curitiba quanto turistas. Confira alguns:
“Uma maravilhosa experiência para os jovens há mais tempo. Pude reavivar as lembranças das histórias que eu ouvia quando menina e pude descobrir coisas que não sabia”, contou Mônica Grigoletti, residente da capital.
“Uma noite sombria, chuva típica de Curitiba, personagens lendários, tudo muito bem concatenado! Um dos passeios mais divertidos, louco e tenebroso que eu já participei!”, contou Kazé Dias, que vive em Curitiba há 50 anos.
“Conheci a escuridão de Curitiba: lendas urbanas, figuras marginais, sociedades secretas e histórias não contadas”, relatou Deborah Kureski.
SERVIÇO: Tour Curitiba Sombria
- Local: embarque na Praça João Cândido, Largo da Ordem, em frente à Av. Jaime Reis, 262.
- Ingressos: a partir de R$ 90 mais taxa da plataforma de vendas.
- Vendas aqui
Mais informações:
