quinta-feira, 21 novembro, 2024
HomeGastronomiaTiramisú: A competição mais doce do mundo

Tiramisú: A competição mais doce do mundo

Assessoria – São Paulo é a cidade-sede na América do Sul da Copa do Mundo de Tiramisú, a competição mais doce do mundo. Um campeonato internacional que acontece anualmente na Itália e que escolhe o melhor confeiteiro amador de Tiramisú – um tradicional doce italiano à base de biscoitos, queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. As inscrições estão abertas e custam R$40 no link. Mas atenção! Somente confeiteiros amadores podem participar. O prêmio para o vencedor é uma passagem aérea, hospedagem e alimentação para representar o Brasil na Copa Mundial do Tiramisù, que acontece em outubro na cidade de Treviso, região italiana do Vêneto, entrando direto na fase semifinal da competição na Europa.

A etapa brasileira da Copa do Mundo de Tiramisú, acontece em uma única fase, no dia 15 de junho, quinta-feira, às 15 horas, durante a feira Fispal Food Service, no Expo Center Norte, em São Paulo. A organização do evento explica que os concorrentes irão preparar a receita clássica do tiramisù, em uma prova prática que será realizada no estande da FIC – Federazione Italiana Cuochi.

O empresário Gillo Brunisso, que mora em Curitiba há muitos anos, é o responsável pelo evento no Brasil. Ele conta que está muito feliz com a escolha da Fispal como local para as provas práticas da etapa brasileira da Copa Mundial do Tiramisù: “O local é uma grande vitrine da gastronomia brasileira. Será uma excelente oportunidade de encontros, de aprendizado e de troca de conhecimentos para todos. Agradecemos a confiança da empresa Matilde Vicenzi, que nos patrocina e fornece os biscoitos oficiais das receitas, além da parceria fundamental da FIC Brasile, que nos apoia e acompanha em todas as etapas do evento. Sabemos que todos os candidatos estão treinando muito para apresentar um ótimo desempenho nas provas. Que vença o melhor!”, convoca Brunisso.

Melhor Tiramisù

Tiramisù, finalização no prato. Foto: Cassiane Rosa

E para vencer, durante a execução da receita, os candidatos deverão usar somente os seis ingredientes originais do Tiramisù: savoiardi (biscoitos italianos que lembram os “biscoitos champagne”, porém, com uma textura muito mais leve e menos doce), queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. Todos os ingredientes serão fornecidos para os participantes. Na banca de jurados, os especialistas vão avaliar a execução, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar em cada Tiramisú.

E o autêntico sabor italiano do doce será garantido pela parceria com a empresa italiana Matilde Vicenzi, que produz os biscoitos savoiardi e é patrocinadora oficial da Copa Mundial do Tiramisù. Durante a competição eles vão oferecer aos concorrentes brasileiros condições iguais para preparar o doce com matéria-prima italiana. Christian Saldi, diretor de mercado internacional da empresa, explica que os biscoitos estão entre os principais ingredientes do tiramisù: “Não há tiramisù sem nossos autênticos savoiardi. O Brasil é um dos maiores mercados da Matilde Vicenzi de Verona (Itália), que atua desde 1905. Por isso, estamos felizes em apoiar também a Seleção Brasil da Tiramisù World Cup. Estamos ansiosos pelo resultado e aguardamos o vencedor brasileiro em Treviso, esta bela região italiana do Vêneto!”, declara.

A Twissen Group, empresa do Veneto especializada em turismo gastronômico, é a organizadora geral da Tiramisù World Cup. Francesco Redi, criador da TWC e diretor da Twissen, virá da Itália especialmente para acompanhar a competição brasileira, em São Paulo: “O evento no Brasil já é um sucesso graças à atuação dos nossos colaboradores. Está tudo impecavelmente organizado e estamos todos curiosos para saber quem será o melhor confeiteiro amador do Brasil. Quem sabe venha do evento em São Paulo o futuro campeão mundial da Tiramisù World Cup 2023? Tudo é possível”, finaliza.

Serviço: Copa Mundial do Tiramisù 2023 – Brasil

Leia Também

Leia Também