quinta-feira, 26 dezembro, 2024
HomeAgenda CulturalTeatro Paiol: reinauguração, memória e Emilio Pitta

Teatro Paiol: reinauguração, memória e Emilio Pitta

Teatro Paiol. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Por Wasyl Stuparyk, comunicador e memorialista paranaense

“Reinaugura-se o Teatro Paiol, no mesmo dia que sepultamos o Emilio Pitta (ator paranaense, morto aos 79 anos, no último dia 3). O que tem uma coisa com outra? Pois eu lhes conto. Nunca consegui entender porque a Fundação Cultural de Curitiba insiste em esconder que o primeiro espetáculo de teatro no palco do Teatro Paiol foi um espetáculo infantil, da Maria Clara Machado, “Maria Minhoca”, direção de Sale Wolokita.

No elenco, Dilva Regina como Maria Minhoca, Antônio Carlos Kraide como Mister Buldog, Emilio Pitta como Pedro Fon Fon, João Flávio, e depois Lauro Henke, como Capitão Quartel e eu, Wasyl Stuparyk, como Chiquinho Colibri.

Wasyl Stuparyk

Durante a semana em que foi inaugurado o Teatro Paiol, de terça a quinta feira, realizamos dois espetáculos por dia, pela manhã e a tarde, com a plateia totalmente lotadas por escolas de Curitiba. Na sequência, o espetáculo de Vinicius de Moraes e Toquinho fez a inauguração oficial do Teatro. Claro que o Teatro Paiol foi “inaugurado” com o musical de Vinicius e Toquinho, dois dos maiores expoentes da arte brasileira, mas o primeiro espetáculo de teatro naquele palco foi o nosso infantil “Maria Minhoca”.

Não se pode ignorar a verdadeira história do Teatro.”

Sale Wolokita
Leia Também

Leia Também