sábado, 21 dezembro, 2024
HomeMercadoTakinutri e a evolução da granola

Takinutri e a evolução da granola

Por Eloi Zanetti – A empresa curitibana Takinutri, há 18 anos no mercado, lançou recentemente um novo conceito de granola – ideal para quem pratica atividade física, pois tem 50% de proteínas na sua composição. Marombeiros (fisiculturistas), trilheiros, ciclistas e maratonistas já estão aderindo à nova alimentação – proteica/energética e 100% natural. Recentemente foi usada por ultramaratonistas que fizeram uma das provas mais difíceis do país – a UAI -Ultra Maratona dos Anjos Internacional – uma corrida de 235 km através das montanhas da Mantiqueira.

A nova granola proteica contém polpa de açaí (energético), banana (potássio e vitaminas), calda de tâmara (adoçante natural saboroso), pasta de amendoim (calorias e proteínas), beterraba (betacarotenos, vitaminas e minerais) e a proteína do leite WPI (Whey Protein Isolado 90%).

Granola = granun (grão em latim)

A primeira versão de uma granola surgiu pelas mãos do médico americano James
Caleb Jackson em 1863 ao misturar aveia, sementes, grãos, frutos secos, mel, néctar de coco com adoçantes naturais. Em 1900, outro médico, o suíço Maximiliam Bircher-Benner, começou a recomendar para seus pacientes uma mistura rica em frutas desidratadas, leite ou iogurte – o muesli. Como a granola, ao longo do tempo, cresceu em variedade sabor e componentes.

Ração humana no mercado brasileiro

A terapeuta natural Lica Takagui – ex-comissária de bordo da Varig – trabalhou a linha Los Angeles/Tóquio durante 11 anos -, um dia resolveu, com o marido, Peri Dias, criar uma empresa dedicada à alimentação saudável e natural – a Takinutri. Como primeiro produto, criaram uma mistura de cereais e farináceos rica em nutrientes dando-lhe o nome de “ração humana”. Imediatamente surgiu o interesse da mídia sobre este complemento alimentar, pois além de nutrir saciava a fome das pessoas e, em consequência, ajudava a emagrecer.

O produto conquistou em pouco tempo mais de 40 páginas e capas de revistas que enalteciam os seus benefícios. Com tamanha repercussão, surgiram as imitações baratas até que a Anvisa proibiu a nomenclatura “ração humana”. Com a retirada obrigatória do nome as vendas caíram e a dupla Lica e Peri criaram a Granola Premium, hoje o carro chefe da empresa e uma das marcas mais vendidas no mercado. Ao todo são seis tipos de granolas bem distintos em sabor e composição.

Leia Também

Leia Também