sábado, 21 dezembro, 2024
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Sustentabilidade e AI são temas da principal feira de varejo global

Assessoria – Considerado o maior evento global voltado para o varejo, a NRF Retail’s Big Show foi realizada em Nova York no início de janeiro. Com o tema “Make it matter”, (“Faça com que isso importe”, em português), a feira atraiu mais de 40 mil participantes de cerca de 100 países, 6 mil marcas e mais de mil expositores.

O tema central deste ano na NRF Retail’s Big Show foi o uso da Inteligência Artificial (IA), que já havia sido abordado na edição anterior. Segundo Cida Oliveira, diretora de Marketing do Grupo Tacla – maior rede de shopping centers do Sul do Brasil, com 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo -, a discussão sobre a AI neste ano teve um enfoque mais prático. “A ferramenta amplia a capacidade de inovar, torna os processos mais produtivos e, ainda, interfere em decisões que muitas vezes passam despercebidas pelos consumidores”, aponta Cida, que esteve no evento com outros quatro executivos do grupo: Karin Bönisch, Gestão de Portfólio Tacla Shopping; Daniel Bueno, superintendente Jockey Plaza Shopping; Michelle Cirqueira, gerente de Marketing Jockey Plaza Shopping e Michael Domingues, superintendente Itajaí Shopping e Porto Belo Outlet.

Um exemplo dessa tendência é um case do Walmart apresentado em uma das palestras. “A companhia percebeu que nas sextas-feiras a procura por snacks, bebidas e alimentos mais práticos aumentava. Utilizando a inteligência artificial para segmentar a ferramenta de busca, o Walmart desenvolveu um sistema que permitia aos clientes fazer pedidos como “festa com amigos”. A IA, então, sugeria todos os itens necessários para a ocasião, incluindo produtos que o consumidor talvez não tivesse considerado, mas que faziam sentido para aquele momento. O resultado foi uma compra mais rápida e assertiva, economizando o tempo do cliente, um ativo valioso que todos reconhecemos. E, claro, o volume de vendas aumentou”, pontua.

Na era ESG (Environmental, Social and Governance), a sustentabilidade se torna cada vez mais relevante para o consumidor. Segundo um levantamento de 2023 da Kantar, 56% dos brasileiros deixaram de adquirir serviços ou produtos de empresas que não investem em sustentabilidade. “A economia circular foi um dos principais temas debatidos na NRF. Trata-se da ação de entrar na loja, comprar, trocar, tendo serviços à disposição do cliente de forma simplificada”, explica.

Outro case apresentado na feira foi o da “Best Buy”, uma das maiores lojas de eletrônicos dos Estados Unidos. “A gigante americana aumentou o número de vendas permitindo a troca de produtos com muita agilidade e sem atrito na comunicação. O sucesso foi tanto que a rede desenvolveu novas lojas apenas com produtos que foram trocados, muitas vezes por não agradarem o cliente. Ou seja, o consumidor tem a oportunidade de comprar um item sem defeito por um valor menor”, explica Cida. De acordo com ela, essa já é uma tendência vista no Brasil, mas ainda há muito o que melhorar. “Ter a chance de participar da feira e vivenciar tantos conteúdos e inovações é um privilégio. Acredito que a nossa missão é inspirar e multiplicar conhecimento, para que todo o setor varejista se fortaleça”, ressalta.

A feira reuniu cerca de 2,5 mil brasileiros, formando a segunda maior delegação, atrás apenas dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação/Grupo Tacla

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