HomeCiência e FéSurdos: livro infantil fala sobre perigos das falsas notícias

Surdos: livro infantil fala sobre perigos das falsas notícias

Assessoria – A professora, pesquisadora e pós-doutora em educação, Silvia Andreis-Witkoski, conhecida por seu trabalho na promoção de direitos e educação de surdos, apresenta seu novo livro infantil sobre comunicação. Publicado pela Editora InVerso, “O lobo sumiu” será lançado nesta quinta, dia 16, na Casa InVerso.

Inspirado nas clássicas fábulas, a história utiliza ludicidade e imaginação para abordar os problemas de comunicação do mundo contemporâneo, como a desinformação. Na narrativa, acompanhamos um grupo de animais de zoológico que entram em pânico com o anúncio do sumiço do lobo. Sem a devida apuração, os animais movem-se por uma espiral de informações desencontradas, resultando em muitas confusões.

Silvia, que também ilustra o livro, inspirou-se em um passeio ao zoológico de Curitiba com a intenção de filmar os sinais dos diferentes animais na Libras. “Depois de muito andar e fazer vários vídeos, cheguei até a placa do lobo-guará. Adoro o lobo-guará: o acho lindo, esbelto, cheio de charme. Fiquei esperando-o aparecer e nada. Creio que fiquei mais de meia hora. Enquanto esperava, fiquei imaginando que se trocasse o sinal de lobo-guará por lobo-mau seria uma confusão”, conta a autora.

No mesmo instante, ela se deu conta de como esse mero pensamento, quando aplicado a um cenário macro, torna-se um enorme problema social. “Foi um pulo para associar ao problema de comunicação que vivemos, especialmente nas redes sociais. Vejo que as pessoas compartilham sem verificar os fatos, acreditam sem sequer analisar a viabilidade de a informação ser verdadeira”, explica.

Em um mundo tecnológico no qual a luta contra as fake news tornou-se um problema social e político, Silvia utiliza a literatura infantil para conscientizar os mais vulneráveis na cadeia de informações: as crianças. “Inúmeros problemas sociais, emocionais e familiares estão entrelaçados à falta de crítica de como as pessoas aceitam qualquer informação, compartilhando tudo sem responsabilidade”, critica.

Sutil e lúdico, O Lobo Sumiu é uma metáfora de como o mundo pode ser virado ao avesso, justificando injustiças, que começam em um erro de comunicação ou com o uso proposital de falsas notícias para manter interesses escusos, mas que passam a ser compartilhadas indiscriminadamente nas redes sociais como se fossem verdades. “Com essa história, espero que o pequeno leitor, em especial, veja a importância de questionar o que aparece nas redes sociais e demais veículos de comunicação. As crianças devem entender que cada uma, em seu pequeno universo, pode contribuir para evitar o estado de alienação se não acreditarmos em tudo o que é dito e sempre tivermos responsabilidade com o que se fala ou se compartilha”, finaliza a pesquisadora.

Sobre a autora

Sílvia Andreis-Witkoski é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011), com pós-doutorado (2012) também em Educação pela UFPR. É surda bilíngue (Língua Portuguesa e Libras). Professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba. Autora de vários artigos e livros na área de educação de surdos. Também é autora e ilustradora de diversos livros para crianças.

SERVIÇO

  • Lançamento do livro O Lobo Sumiu, de Silvia Andreis-Witkoski
  • Preço: R$48
  • Quando: 16 de novembro, quinta-feira, às 18h
  • Onde: Editora InVerso. Rua Doutor Goulin, 12523 – Alto da Glória
  • Entrada gratuita.
Leia Também

Leia Também