
Até o final deste ano, os usuários do sistema de transporte urbano de Curitiba estarão circulando nos chamados ônibus superarticulados, com 21 metros de comprimento, fabricados pela Mercedes-Benz, e que já rodam há algum tempo na capital paulista. A introdução desses modelos, que se posicionam entre os articulados hoje em uso em Curitiba, com 18 metros, e os biarticulados, com 28 metros, marca o ingresso da marca alemã com modelos de médio e grande porte na cidade, onde até agora a Volvo era praticamente hegemônica. As negociações começaram em 2014.
Recentemente, ônibus com chassis superarticulados da Mercedes-Benz foram testados pelas empresas, em Curitiba, com apoio da prefeitura.
PACOTE MÚLTIPLO
Ao todo, 121 novos coletivos de diversos portes serão colocados nas ruas, cem deles até o fim deste ano. Além do modelo O500MDA – o superarticulado de 21 metros, ainda fazem do pacote ofertado pela Mercedes-Benz os modelos OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA – articulado. Quatro empresas foram às compras: 34 carros serão operados pela Auto Viação Redentor; 43, pela Transporte Coletivo Glória; 37, pela Viação Cidade Sorriso, e outros sete, pela Auto Viação Santo Antônio. Até fevereiro de 2019, segundo a fabricante, os 121 novos coletivos já estarão rodando na cidade.
MODELO INTERMEDIÁRIO
Nos eixos de maior capacidade de Curitiba, o atendimento é majoritariamente feito por ônibus biarticulados da Volvo, que continuam no sistema. Os superarticulados, habitualmente com 23 metros, se caracterizam como modelos intermediários, e têm chamado a atenção dos empresários de transporte. Os modelos ofertados para Curitiba terão 21 metros, devidamente adaptados aos pontos de parada, com quatro eixos.
Seguem o modelo padrão já produzido, sendo o quarto eixo direcional.
Seis ônibus com essa configuração foram comprados pela Viação Cidade Sorriso.
RENOVAÇÃO
Maurício Gulin, presidente da Cidade Sorriso e também do Sindicato das Empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana – Setransp, lembrou que durante seis anos a frota não passava por uma significativa renovação. Já a Mercedes-Benz, apoiada em números do sindicato, lembra que a marca tem participação de cerca de 55% na frota total das empresas que compõem os três consórcios operadores de Curitiba, hoje formada por 1.650 ônibus urbanos.
