Assessoria – O 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau de Curitiba, que acontece até 20 de agosto em 20 padarias da capital, tem um ingrediente sustentável. O evento conta com o patrocínio da Sun Mobi, enertech pioneira no serviço de assinatura de energia solar no país a partir de usinas de geração remota. O festival, que valoriza elementos tradicionais da gastronomia regional, é promovido pela plataforma gastronômica Curitiba Honesta e pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná. (SIPCEP).
Os primeiros registros históricos das broas de centeio datam de 1867, conforme pesquisa feita pelos autores do livro “Origem, notoriedade e continuidade histórica das Broas de Centeio em Curitiba”, Claudine Botelho e Oscar Luzardo. Elas são citadas em um anúncio publicado no jornal “Dezenove de Dezembro”, no qual se observa a diferenciação destas com o pão alvo (branco) de trigo.
As broas são tão populares nas mesas curitibanas que foram servidas a personagens relevantes da História, como o imperador Dom Pedro II e o Papa João Paulo II. Em seu livro, os autores demonstram como as broas de centeio vieram na bagagem cultural dos imigrantes da Europa central e foram reinventadas através de interação social desses grupos com os demais habitantes de Curitiba. Além dos aspectos sensoriais e nutricionais, elas serviram para a identificação cultural das pessoas que aqui chegaram, e ao mesmo tempo como elemento de partilha e integração.
Energia solar para gastronomia
A Sun Mobi e a Curitiba Honesta mantêm uma parceria que envolve não apenas o patrocínio de eventos organizados pela plataforma, mas também a entrega à Casa Curitiba Honesta de um ingrediente essencial no dia a dia dos estabelecimentos gastronômicos: energia solar por assinatura, oriunda das usinas fotovoltaicas da Sun Mobi, inauguradas em julho no estado do Paraná, para atender consumidores de mais de 400 municípios, sobretudo ambientes como padarias, bares e restaurantes.
O serviço da Sun Mobi no Paraná, que pode ser contratado da mesma forma como se faz com internet e tv à cabo, sem investimento do consumidor, garante eletricidade limpa, sustentável e barata para clientes que não podem ou não pretendem instalar painéis solares em edificações.
Curitiba ganha 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau