Assessoria – Pesquisa da Natura e Grupo Consumoteca, “A Nova arquitetura do afeto”, revela, entre outros achados, que a Região Sul é que mais adota abordagem racional e cautelosa no ato de presentear, pois os sulistas buscam no presente uma “escolha segura” que otimiza o investimento e minimiza o risco de erro. A pesquisa também apontou que a região foi a que mais diminuiu a frequência de festas, celebrações e encontros (42%) no último ano. Com os vínculos se tornando “mais moderados”, o presente visa garantir um retorno emocional.
Paralelamente, um fenômeno crescente confirma em todos os brasileiros uma tensão entre a necessidade da praticidade e também de demonstração de afeto em todo o país. A pesquisa também identificou a ascensão das transferências bancárias, como o Pix, como forma de presente (atingindo 27% para pais/mães e 28% para filhos no núcleo mais próximo). Embora comum, a prática é percebida como um “problema na dedicação”, simbolizando baixo esforço e pouco tempo investido, elementos que colidem com a busca por reconexão.
É neste cenário que a Natura lança sua Campanha de Natal, propondo um resgate da intencionalidade. A marca reforça o mote “O Melhor Presente é Ser Presente. Depois, é Natura” e apresenta o conceito “P.I.X. Natura – Presente com Intenção de Xodó”. Desenvolvida pela agência Africa Creative, a ideia propõe que o ato de presentear deve ser intencional, exigindo escolha e dedicação de tempo, elementos que se tornaram mais valiosos que um repasse instantâneo de dinheiro.
A vice-presidente da Natura, Tatiana Ponce, comenta sobre o lançamento: “A Natura, como líder absoluta em presentes do setor de beleza e cuidados pessoais, tem o portfólio ideal para que o consumidor possa, de fato, entregar um P.I.X. – Presente com Intenção de Xodó”. Para o Natal, a marca preparou uma seleção especial de presentes que traduzem afeto e propósito, com opções pensadas para toda a família e diferentes níveis de intimidade. “O verdadeiro ‘xodó’ da escolha reside em adequar os itens de beleza e cuidado pessoal à intimidade da relação, demonstrando a dedicação de tempo e o conhecimento sobre o outro”, conclui Ponce.
