Aleteia – “Há seis anos, eu vi um documentário em que Ray Downing famoso ilustrador e animador 3D] fez uma imagem 3D de Jesus do Sudário. Fiquei bastante impressionado e imaginei como seria poder fazer uma estátua hiper-realista de Jesus para poder vê-lo em toda a sua dimensão, como se estivesse à nossa frente”.
Com essas palavras, o peruano Walter Huamán (“Walt Wizard” é seu nome artístico) iniciou sua explicação à Aleteia sobre o início de um processo de sua autoria que levou a uma imagem hiper-realista de Jesus em uma atitude de pregação.
O próprio Walt reconheceu que, naquele momento, não se sentia preparado para desenvolver um trabalho de tamanha magnitude. Então, pediu a Deus que o ajudasse a saber a hora certa de iniciar o projeto.
“Eu não conhecia o Sudário (de Turim) a fundo, por isso quis recorrer a especialistas. Foi assim que pude conhecer Rafael de la Piedra, especialista nos estudos do Santo Sudário”, continuou Walt.
Foi através do especialista que o artista peruano conseguiu entrar em contato com representantes de centros de sindonologia em diversos países, como Espanha, Itália e México. Com todas as informações obtidas conseguiu levar adiante seu projeto
Materiais e processos
O Sudário de Turim tornou-se, assim, a principal fonte de reconstrução histórica na técnica hiper-realista. Foi a partir dele que Walt conseguiu obter informações como a altura de Jesus, bem como o comprimento de seu cabelo, barba etc.
“Sempre considerando que o corpo e outras características parecem mais longas do que o normal devido ao fato de que o pano estava em contato com reentrâncias e saliências no corpo “, esclareceu Walt.