quinta-feira, 20 fevereiro, 2025
HomeCasa, construção e turismoEquipes da Grande Reserva e SPVS recebem biólogo espanhol

Equipes da Grande Reserva e SPVS recebem biólogo espanhol

Assessoria – Em fevereiro, a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica e a equipe da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) receberam a visita de Ignacio Jiménez, renomado biólogo conservacionista e autor do livro “Produção de Natureza: Parques, Rewilding e Desenvolvimento Local”.

Ignacio soma mais de 30 anos de experiência em projetos de conservação ao redor do mundo, especialmente na Argentina. Esteve à frente de importantes projetos, como a restauração de ecossistemas na Reserva Iberá, onde contribuiu para a reintrodução de espécies extintas localmente. Posteriormente, foi um dos grandes incentivadores da aplicação da ideia internacional no Brasil, que culminou com a criação da iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica. Atualmente, o biólogo segue engajado na disseminação de boas práticas para a conservação global, colaborando com organizações e iniciativas que buscam fortalecer a proteção da natureza, como a Grande Reserva e a SPVS.

Sua expertise abrange a implementação de iniciativas de grande escala, além do desenvolvimento de estratégias que conectam conservação, governança e desenvolvimento sustentável. O trabalho do conservacionista tem sido referência na criação de modelos inovadores para a proteção da biodiversidade e da gestão territorial.

Foi a SPVS que ajudou a traduzir o livro do Ignacio para o português em 2019 e a instituição, também, que viabilizou a nova vinda para dele ao território agora.

1º encontro da Rede de Embaixadores da Grande Reserva

Em 5 de fevereiro, ocorreu em Curitiba o primeiro encontro da Rede de Embaixadores da Grande Reserva, no Salão de Eventos do Parque Barigui. Estiveram presentes no local cerca de 30 embaixadores da iniciativa, dos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. Os Embaixadores da iniciativa são pessoas que apoiam a iniciativa e desempenham papel fundamental na promoção, conservação e estímulo à valorização desse importante território de quase três milhões de hectares de Mata Atlântica, que passa pelos três estados. Foi a primeira vez que o grupo se reuniu presencialmente.

O grupo é formado por indivíduos engajados na iniciativa, como líderes comunitários, empresários do setor de ecoturismo, pesquisadores, gestores de unidades de conservação, entre outros.

“O objetivo principal dos embaixadores é fortalecer o protagonismo dos membros da Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica, incentivando boas práticas de desenvolvimento sustentável, turismo responsável e conservação da natureza. Eles atuam como porta-vozes da iniciativa, compartilhando conhecimentos, promovendo ações locais e articulando parcerias para ampliar a visibilidade e o impacto da iniciativa”, explica Ricardo Borges, coordenador de comunicação e relações estratégicas da Grande Reserva.

Na ocasião, Ignacio compartilhou exemplos internacionais de turismo de natureza, onde o desenvolvimento local andou lado a lado com a conservação, abordando também estratégias para evitar a superexploração turística, enfatizando o ciclo virtuoso que pode ser gerado ao conectar áreas naturais conservadas e ecossistemas completos à uma economia restaurativa que beneficia especialmente comunidades locais.

Os participantes também foram convidados a refletir sobre seus desafios e potenciais dentro da Grande Reserva Mata Atlântica. A atividade resultou na formulação de propostas para fortalecer a governança e o engajamento local na conservação ambiental.

“A troca de experiências e a revisão de estratégias reforçam a importância de iniciativas integradas e inovadoras para garantir um futuro sustentável para a Mata Atlântica. Ignacio trouxe experiências de outros territórios ao redor do mundo, destacando modelos de governança bem-sucedidos e oportunidades de conexão entre a Grande Reserva Mata Atlântica e iniciativas internacionais. Foram momentos muito valiosos”, conta Tatiana Perim, CEO e diretora-executiva do Ekôa Park.

Leia Também

Leia Também