sábado, 6 setembro, 2025
HomeMemorial"SOS PRAÇA DO JAPÃO": JÁ SÃO 50 MIL ASSINATURAS CONTRA PROJETO DA...

“SOS PRAÇA DO JAPÃO”: JÁ SÃO 50 MIL ASSINATURAS CONTRA PROJETO DA PREFEITURA

O abraço à Praça do Japão.
O abraço à Praça do Japão.

Um abraço simbólico à Praça de Japão organizado por manifestantes, no domingo (18), marcou o protesto de moradores do bairro do Batel contra a previsão da prefeitura de retomar o projeto que modificaria o desenho da praça para facilitar o retorno dos ônibus do Ligeirão Norte-Sul que devem trafegar na canaleta da Av. 7 de Setembro.

À CÂMARA E AO MPE

Durante a manifestação, integrantes da Comissão SOS Praça do Japão recolheram assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado à Câmara Municipal de Curitiba e ao Ministério Público do Paraná.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

“Nós moradores não somos contra obra nenhuma, o que não concordamos é com a falta do cumprimento de todo o processo estabelecido pelo Ministério Público desde 2012. É preciso ser feito um estudo de impacto ambiental e de vizinhança, além de audiência pública. Tem que haver diálogo, eles não podem simplesmente falar que vão fazer e pronto”, disse o coordenador do grupo, Acef Said, durante entrevista em que participaram também repórteres da Banda B e da TV Iguaçu – afiliada ao SBT.

TODO DOMINGO

De acordo com eles, novos protestos serão realizados nos próximos domingos a fim de recolher 50 mil assinaturas contra a modificação na praça. Até agora o número de pessoas que subscreveram o abaixo-assinado já é de 15 mil.

INFORMAÇÕES

Há duas semanas, a promotora Aline Bileck Bahr, da Promotoria de Habitação e Urbanismo do MPE, enviou ofício à prefeitura de Curitiba e ao Ippuc, pedindo informações acerca do projeto. Os órgãos municipais têm o prazo de dez dias úteis para responder. A contar do dia 9.

NEGATIVA

A prefeitura tem insistido que não há, da parte do município, qualquer projeto visando alteração na Praça do Japão. Mas todo cuidado é pouco.

(Fotos: Marcus Vinicius Gomes)

96-protesto1

96-protesto2

96-protesto3

Manifestações na Praça do Japão com a prefeitura e projeto de “cortar” a praça.
Manifestações na Praça do Japão com a prefeitura e projeto de “cortar” a praça.
Leia Também

Leia Também