Assessoria – O mercado de trabalho sempre buscou profissionais alinhados à sua necessidade. Com o avanço da tecnologia, essa busca se tornou ainda mais importante para a definição do profissional certo para a empresa em questão, cabendo ao candidato se destacar com um diferencial dentre os demais. Com este cenário cada vez mais presente no dia a dia dos candidatos e empresas, as soft skills tornaram-se as ferramentas fundamentais durante o processo de seleção, pois destacam competências diferenciadas do futuro colaborador.
Para o especialista em Liderança, Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional, Ronan Mairesse, as Soft Skills podem ser fundamentais para destacar um profissional do outro. “Nesse mundo moderno e veloz em que vivemos, é ela que destaca a inteligência tecnológica. Pessoas com essa habilidade, tem a facilidade de encontrar maneiras de realizar o seu trabalho pensando sempre em como a tecnologia pode auxiliar e potencializar resultados”, opina.
As Soft Skills podem alavancar a carreira do candidato e trazer a tão buscada oportunidade. “Elas são habilidades que geralmente não são desenvolvidas nas universidades, ou seja, não precisam de diploma, mas que fazem com que o profissional se destaque no mercado. Uma pessoa por exemplo, formada em administração, mas com um comportamento disciplinado, comunicativa, criatividade, pensamento crítico, liderança, resiliência, busca da excelência e outros tantos soft skills, pode se destacar muito mais em relação a um colega de mesmo nível hierárquico com muito mais diplomas acadêmicos do que ela. Agora, imagine essa mesma pessoa diplomada e com soft skills ao mesmo tempo? Ela terá muita vantagem no mercado de trabalho”, explica Ronan.
Não só o candidato, mas os gestores de negócios também devem estar atentos às competências para aplicá-las no dia a dia da empresa. “No caso da liderança, dentre diversos soft skills que existem, se destacam a flexibilidade, empatia, comunicação, tomada de decisão, gerenciamento de conflitos, entre outros. Um líder que se adapta rápido as mudanças do mercado, por exemplo, que entende como as pessoas se sentem com as mudanças, que sabe falar o que é preciso para acalmá-las e inspirá-las a ação e que tenha um comportamento de ensinar e desenvolver pessoas, certamente terá um time vencedor”, aconselha Mairesse.
Para conseguir ser promovido, por exemplo, Ronan dá algumas dicas: “O primeiro ponto é segurar o ego que nos faz pensar que somos melhores do que os outros. É preciso ter muita consciência e refletir o que precisa melhorar antes de se candidatar a uma promoção. Além disso, é preciso ter sentimento de time e não ser competitivo demais com os colegas, busque o seu resultado e se possível ajude quem precisa. Desenvolva a sua oratória, dê opiniões e busque soluções para os problemas apresentados e lembre-se, a melhor maneira de ter o seu líder ao lado quando perguntarem sobre você, é o ajudando a cumprir a missão a que lhe foi confiada”, finaliza.