quinta-feira, 10 outubro, 2024
HomeDestaqueSkatista Luigi Cini recebe homenagem

Skatista Luigi Cini recebe homenagem

Assessoria – O skatista curitibano Luigi Cini – integrante da Seleção Brasileira de Skate e sétimo colocado no ranking mundial – recebe o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos pela conquista da medalha de ouro, obtida na segunda etapa do Circuito Mundial e que foi disputada na cidade de San Juan (Argentina), no fim de maio.

Na ocasião, Luigi ficou em primeiro lugar na modalidade Park e superou os 98 competidores de 27 países como Estados Unidos, China, Austrália, Canadá, Noruega, Japão, Espanha, Áustria, Suécia, Portugal, Dinamarca, Alemanha, Itália, França e outras nações.

A entrega do diploma ocorrerá durante uma visita aos trabalhos da ONG Cini Skate Socialamanhã dia 26 de julho (quarta), às 10h, na capital paranaense. Também estará presente o representante da Federação Paranaense de Skate, Alexandre Lopes. 

A homenagem é da Câmara Municipal de Curitiba, a partir da indicação do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). “A premiação é uma forma de reconhecer os trabalhos do atleta – que leva o nome da cidade a vários países – e incentivar que mais pessoas pratiquem o esporte”, explica Leprevost.

Na disputa olímpica

Luigi Cini na Argentina. Foto: Piero Capannini

O jovem atleta profissional tem 21 anos de idade e 13 de prática esportiva; pois começou a andar na prancha de quatro rodas aos 8 anos. Essa experiência o ajudou a acumular títulos de campeão brasileiro nas modalidades Half-Pipe [pista em forma de U] e Park [pista em formato de piscina, com obstáculos projetados e paredes altas]. 

A vitória na Argentina o posiciona, até então, entre os três brasileiros classificados para as Olimpíadas de Paris 2024. A próxima fase de disputas para as vagas dos Jogos Olímpicos ocorrerá a partir de fevereiro de 2024, quando Luigi vai competir com outros 43 skatistas do mundo.

Luigi Cini faz parte da Seleção Brasileira Principal de Skatepark, da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), que analisa o desempenho dos atletas no ciclo preparatório aos Jogos Olímpicos. Para garantir a vaga, ele treina todos os dias da semana e há um mês está nos Estados Unidos. Além das manobras e treinamentos oferecidos pelos técnicos da Seleção Brasileira, a preparação envolve exercícios funcionais, sessões de fisioterapia, a questão nutricional e mental para lidar com as pressões das competições. 

“Sigo trabalhando forte com a equipe da CBSk. Durante os treinos, costumo realizar minhas manobras inúmeras vezes por dia, até ter certeza de que fiz o máximo possível. Isso é essencial para ter a certeza de que estou bem preparado na hora da competição. Estou muito feliz em representar meu país, fazendo o que amo. Tenho certeza de que o nível dos próximos campeonatos será altíssimo e estou muito animado com a etapa de Roma, em outubro”, explica Luigi Cini.

Leia Também

Leia Também