quinta-feira, 16 janeiro, 2025
HomeMemorialSimples e erudito: assim é o novo arcebispo

Simples e erudito: assim é o novo arcebispo

Dom José Antonio Peruzzo
Dom José Antonio Peruzzo

“Não era a vez de dom Rafael Biernaski”, comentou ontem com a coluna um professor do Studium Theologicum de Curitiba, a propósito da escolha do bispo de Palmas e Francisco Beltrão, dom José Antonio Peruzzo, para ocupar a Arquidiocese de Curitiba, vaga desde 2014, com a morte de dom Moacir Vitti.

A indicação do Vaticano ocorreu no dia 7 deste mês.

Dom Rafael, que ainda ocupa a posição de administrador apostólico, enquanto a sé está vacante, era dado pelos conhecedores (e/ou ditos conhecedores) dos meandros da Igreja, como o que tinha ‘maiores condições para ser escolhido arcebispo.’

Dom José Mário Angonese
Dom José Mário Angonese

A escolha de dom José Antonio Peruzzo, que a muitos surpreendeu, seguiu as normas e os ritos previstos para essas situações: o Vaticano, por meio da Nunciatura Apostólica, ouviu o chamado Colégio de Consultores, 20 bispos e arcebispos do Paraná, e arcebispos do país.

2 – CONSULTAS

Em certas ocasiões, a escolha de um titular de bispado ou arcebispado pode envolver consulta também a leigos católicos de conhecida fidelidade à doutrina e as realidades da Igreja, preferencialmente nomes ligados às cidades para cujas dioceses ou arquidioceses a Santa Sé procura um novo titular.

A Igreja, como instituição duas vezes milenar, e ainda com marcas monárquicas, tem certas sutilezas em preencher as posições de seus hierarcas. Assim, por exemplo, os bispos auxiliares – aqueles que auxiliam bispos e arcebispos em dioceses e arquidioceses – ganham títulos de bispos de dioceses extintas. Como exemplo, o auxiliar de Curitiba, dom José Mário Angonese, recebeu título de bispo de Giufi, histórica diocese extinta. São títulos simbólicos.

3 – QUEM É ELE

Quem conhece bem o novo arcebispo é o padre André Biernaski, irmão de dom Rafael Biernaski, e uma das unanimidades entre as lideranças do clero católico em Curitiba.

Há pelos menos 30 anos padre André dirige instituições de formação de padres em Curitiba, como o Seminário Rainha dos Apóstolos, da Arquidiocese, que funciona no bairro do Batel.

O testemunho de padre André não poderia ser mais eloquente: “Dom José Antonio Peruzzo foi praticamente um caso único que observei, de estudante absolutamente dedicados aos estudos. Ele passava 4 horas de aula regulamentares e, depois, em casa, fazia de 5 a 6 horas de estudos. Tínhamos que limitá-lo, pois ele deveria, como os demais, cumprir outras agendas dentro do seminário”

4 – UM SÁBIO E SIMPLES

Homem de origem simples, dom Peruzzo é conhecido por sua grande facilidade de comunicação. Fala e se comunica muito bem com todos os estratos sociais, uma de suas características fortes como bispo. Os amigos dizem que ele até pode “chocar” ouvidos mais sensíveis, quando – falando para plateia de pessoas próximas a eles, como padres – pode usar expressões como “seus jumentos”, para queixar-se dos que não se aplicam, por exemplo, aos estudos.

Se nunca foi um estudante fechado, mas bem integrado ao grupo, o seminarista maior do Seminário Rainha dos Apóstolos já dava, com sua dedicação aos livros, mostra do que seria. Assim, em Roma, anos depois, para fazer doutorado, escolheu a Bíblia como especialização, e na qual se doutorou na acatadíssima Universidade São Tomás D’Aquino, dos padres dominicanos. Com Louvor.

Dom Peruzzo, 55, escolheu dia 19 de dezembro para tomar posse na Arquidiocese de Curitiba. A data, no calendário da Igreja, celebra São José (festa onomástica, pois, do arcebispo).

Quanto ao futuro de dom Rafael Biernaski, observadores da área admitem que a ele poderá estar reservada uma nova e importante posição na Congregação dos Bispos, o organismo do Vaticano onde ele atuou por 15 anos.

Leia Também

Leia Também