domingo, 22 fevereiro, 2026
HomeMemorial“Sic Transit Gloria Mundi”

“Sic Transit Gloria Mundi”

Niva Khoury com o neto deputado Alexandre Curi; Aníbal Khoury; Jayme Canet Junior
Niva Khoury com o neto deputado Alexandre Curi; Aníbal Khoury; Jayme Canet Junior

Até quando Aníbal Khoury foi o poderoso ‘cônsul’ do Paraná, uma das senhoras mais paparicadas nos altos escalões da sociedade foi dona Niva Khoury, sua mulher, dona de dimensões humanitárias apreciáveis.

Com a morte de Aníbal, ela, que era cortejada também por presidir uma associação de senhoras de deputados estaduais, praticamente saiu do foco, tanto do noticiário político (que frequentava, por conta do brilho do marido) quanto das colunas sociais, blogs de sociedade e revistas da mesma área.

“SIC TRANSIT GLORIA”… (2)

Dona Niva morreu, há 8 dias. Pouco se registrou de seu passamento; e pouco se lembrou do papel que teve na vida do Estado, acompanhando passo a passo, por exemplo, as “audiências” que, cedo da manhã, Aníbal dava em sua casa a uma multidão de autoridades, candidatos a autoridades e homens e mulheres com demandas que ‘só o guru poderia resolver’, como disse ontem à coluna um delegado de Polícia, habitué daquele espaço por tantos anos essencial.

O poder e a capacidade de articulação de Aníbal eram tão impressionantes que nem mesmo o governador-padrão do Paraná, Jayme Canet Junior, ficou alheio a eles. Certa vez, Canet declarou a um jornalista: “Aníbal é o poder; o resto é governo”.

Com a morte de dona Niva confirma-se a sabedoria latina: “Sic transit gloria mundi”. Assim passa a glória do mundo.

Leia Também

Leia Também