segunda-feira, 1 setembro, 2025
HomeCiência e FéSetembro Amarelo: LANAC reforça importância de exames clínicos

Setembro Amarelo: LANAC reforça importância de exames clínicos

Assessoria – Durante todo o mês de setembro, a campanha Setembro Amarelo promove a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. O movimento, que tem como marco o dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio –, busca estimular o diálogo e quebrar tabus sobre saúde mental, além de oferecer informação e apoio para quem enfrenta sofrimento psicológico.

Os números mostram a urgência do tema: globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão, considerada a principal causa de incapacidade no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 727 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, sendo essa a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Em uma década, houve aumento de 43% nos registros no país, com destaque para adolescentes, cuja taxa praticamente dobrou. Estima-se que uma pessoa morra por suicídio a cada 45 minutos no Brasil, enquanto para cada óbito há cerca de 20 tentativas. No Brasil, a prevalência de depressão ao longo da vida é de aproximadamente 15,5%, afetando até 20% das mulheres e 12% dos homens.

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas destaca o papel dos exames laboratoriais como aliados na promoção da saúde mental. Embora transtornos como depressão e ansiedade sejam muitas vezes associados apenas ao emocional, alterações biológicas podem estar diretamente relacionadas ao surgimento ou agravamento dos sintomas. “Exames de rotina como as dosagens de vitamina D, vitamina B12, ácido fólico, cortisol, além de marcadores inflamatórios como a PCR e a interleucina-6, e a avaliação da função tireoidiana (TSH e T4 livre), podem revelar desequilíbrios que se manifestam como fadiga, tristeza persistente, alterações de sono e apetite. Identificar essas alterações ajuda o médico a oferecer um tratamento mais preciso e eficaz”, explica o responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski.

Importância de exames

O laboratório reforça que saúde mental e física estão profundamente interligadas e que exames laboratoriais são ferramentas essenciais para ampliar o diagnóstico, contribuir para a prevenção e apoiar profissionais de saúde na escolha de estratégias de cuidado integradas. “O Setembro Amarelo é um convite para falarmos sobre prevenção, acolhimento e informação. Quando entendemos que cuidar do corpo também é cuidar da mente, damos um passo importante para reduzir o estigma em torno da saúde mental e fortalecer a valorização da vida”, completa.

Kozlowski destaca a importância de sempre procurar ajuda profissional diante de sinais de sofrimento emocional. “Somente um médico pode solicitar os exames adequados e indicar o tratamento correto para cada caso. A mensagem da campanha Setembro Amarelo reforça que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho: pedir ajuda é fundamental e pode salvar vidas”, reforça.

Leia Também

Leia Também