sexta-feira, 20 setembro, 2024
HomeMercadoSérie “K - a droga zumbi” vence Prêmio de Jornalismo

Série “K – a droga zumbi” vence Prêmio de Jornalismo

Assessoria – Com a série de reportagens “Drogas K – A Droga Zumbi, a RICtv Record Curitiba foi a grande vencedora do Prêmio ABP de Jornalismo, na categoria televisão. Em sua 10ª edição, a premiação da Associação Brasileira de Psiquiatria bateu recorde de inscrições, com mais de 400 obras cadastradas, tornando-se o maior concurso nacional da área de medicina.

A série premiada da RICtv Record Curitiba, apresentada no programa Balanço Geral, é assinada pela jornalista Francielly Aparecida Camargo de Azevedo e pela equipe formada ainda pelo produtor Felipe Ribeiro, o editor Flavio Bernardes, o cinegrafista Everson Moreira e o editor de imagens Roberto Kloss.

Os três episódios estão disponíveis no canal do Balanço Geral Curitiba no YouTube. O primeiro episódio apresenta o novo entorpecente, que tem efeito devastador na saúde dos usuários e desafia a segurança pública a combater um inimigo ainda desconhecido. Na segunda reportagem, a equipe mostra que a substância multiplica por 100 o efeito da maconha e conta como ela surgiu, fruto de um “acidente” na indústria farmacêutica. A série termina contando como o efeito rápido e o baixo custo atraem novos usuários. Além disso, mostra que o combate às drogas sintéticas K envolve políticas de saúde e segurança.

A premiação tem por objetivo enaltecer os trabalhos feitos para desmistificar a psiquiatria, diminuir o estigma e todos os assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes. A entrega do prêmio será durante a cerimônia de abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, em Brasília.

Desde 2022, a iniciativa de psicoeducação conta com seis categorias: impresso, online, rádio, televisão, canal e influencer, cujos prêmios totalizam R$ 52 mil.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria:

  • ​Hors Concours: Correio Braziliense
Leia Também

Leia Também