
A propósito do fato ocorrido durante uma aula em colégio particular de Ponta Grossa, que foi filmado e repercutiu em diversas mídias sociais e na imprensa, o Ministério Público do Paraná informa que foi instaurado Procedimento Investigatório Criminal no âmbito da 8ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa (PIC nº MPPR-0113.22.004926-7) e Notícia de Fato junto à 15ª Promotoria de Justiça, que tem atribuição na área da educação, para apuração dos fatos e eventual responsabilização dos envolvidos.
Em razão da presença de adolescentes foi imposto sigilo no caso.
PROFESSORA FOI DEMITIDA
O G1 informa que foi demitida a professora de redação filmada fazendo uma saudação nazista dentro de uma sala de aula em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A informação foi confirmada pela escola e pelo advogado de defesa da profissional, Alexandre Jorge.
O caso aconteceu no Colégio Sagrada Família. Na segunda-feira (10), a escola emitiu uma nota afirmando não compactuar com o acontecido e não concorda com a postura da professora. Definiu a ação, ainda, como “um erro”.
Ao g1, o advogado da professora afirmou que a ela não fez uma saudação nazista, mas, sim, colocou o hino para tocar e fez uma continência à bandeira. Disse, ainda, que o fato aconteceu ao fim da aula, quando a profissional faz comumente um momento de descontração junto aos alunos.
A defesa também alegou que o vídeo foi um recorte feito por estudantes “com posição política contrária”, fora de contexto. Por fim, ressaltou que ela não compactua com o nazismo. Sobre a camisa do Brasil com bottons do candidato Jair Bolsonaro, o advogado afirmou que o uso é de praxe por parte da professora “já que a manifestação política é livre para todos”.