Assessoria – O Sarau Periférico chega à sua 12ª edição celebrando o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, nas Ruínas de São Francisco, no centro histórico de Curitiba. O evento gratuito reúne nomes importantes do rap, funk e reggae.
Fundado em 2013, o Centro Cultural Núcleo Periférico atua nas periferias de Curitiba, Londrina e Cascavel, promovendo assistência social, capacitação profissional e atividades culturais.
O Sarau Periférico é realizado desde a fundação da entidade, majoritariamente em áreas de ocupação, trazendo artistas do rap nacional e local. Nos últimos anos o evento cresceu significativamente. Os Saraus preservam a cultura hip-hop, promovendo o encontro das novas e antigas gerações com os quatro elementos (rap, discotecagem, graffiti e breaking), além do quinto elemento, o conhecimento (por meio de palestras e bate-papos com formação política e cultural).
Entre os destaques deste ano estão Dexter e MC Neguinho do Kaxeta, além artistas importantes da cena curitibana, como DJ C-Rock, Família Roots, DJ Bill e Bangstars.
Confira quem sobe ao palco:
MC Neguinho do Kaxeta
Nascido na Baixada Santista, na comunidade do Caxeta, Neguinho do Kaxeta é um dos principais nomes do funk consciente. Com quase 25 anos de carreira, suas letras retratam a realidade das favelas, a fé e a superação. É autor do hit “Louco e Sonhador”, que já ultrapassa 192 milhões de visualizações no YouTube. O funkeiro acumula milhões de reproduções nas plataformas digitais e é conhecido por sucessos como “Cheiro Bom”, “Não é Conselho é Visão”, e “Oração Cantada”. No total, o artista já superou a marca de 1 bilhão de plays apenas no YouTube.
Dexter
Uma das principais referências do rap nacional, Dexter, conhecido como Oitavo Anjo, soma mais de 30 anos de carreira. Recentemente, o rapper lançou a música “Vida Que Segue”, seu primeiro single em dez anos, em parceria com Nego Jam. Ex-integrante do lendário grupo 509-E, formado dentro da Casa de Detenção de São Paulo, Dexter se tornou um dos maiores nomes do hip-hop brasileiro. Entre seus sucessos estão “Oitavo Anjo”, “Saudades Mil” e “Salve-se Quem Puder”. Atualmente, o artista acumula 1,7 milhão de ouvintes mensais no Spotify.
Família Roots
Compositor, cantor e multi-instrumentista Gybb Rasta (Adalberto Batista da Silva) é um nome de destaque do reggae curitibano, com carreira internacional. O projeto Família Roots é formado por Gybb e suas filhas, Nina Zem (Janaína Zemniczak) e Naná Zem (Thayna Zemniczak Batista da Silva). Ao longo de sua trajetória, Gybb Rasta trabalhou com grandes nomes do reggae mundial, como Junior Marvin, Vincent Black e Peter Broggs, e dividiu palcos com Cidade Negra, Natiruts e Chico César.
DJ C-Rock
B-Boy e DJ, Carlos C-Rock é uma figura lendária da cena curitibana. Dançarino de breaking desde 1993, tornou-se DJ em 2018. Seus sets mesclam funk americano, soul, blues e jazz, explorando as raízes do black music. O artista já participou de diversas edições do Sarau Periférico e sempre foi um dos mais celebrados pelo público.
Bangstars
Com 17 anos de trajetória, o grupo Bangstars une diversas vertentes do rap curitibano. Formado por sete MCs e DJs, incluindo a dupla pai e filho DJ Mco e DJ Bruninho, o coletivo carrega a essência da quebrada e a força da coletividade. Em 2018, o grupo lançou o álbum “Love Music Money”, referência na cena local.
DJ Bill
Com mais de 30 anos de carreira, DJ Bill é um dos pilares do hip-hop em Curitiba. Reconhecido por sua técnica na discotecagem com vinil, já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira e já realizou turnês pela Europa. Durante a pandemia, comandou a live “Soul Black”, animando o público curitibano em meio ao isolamento.
Serviço: Sarau Periférico
Data: 20 de novembro de 2025
Horário: de 13h às 21h
Local: Ruínas de São Francisco, Largo da Ordem, Curitiba
