
Informações amplas sobre o assunto estão no New York Times de 26, quinta, publicadas também na edição desta sexta, 27, pelo Estado de São Paulo.
O jornal garante que quase 70 medicamentos e compostos experimentais podem ser eficazes no combate ao coronavírus, segundo informam pesquisadores norte-americanos.
Alguns desses medicamentos já são usados no tratamento de outras doenças. Acreditam que redirecioná-los para o tratamento da Covid-19 será muito mais rápido que tentar criar um novo antiviral do zero, disseram os cientistas.
METFORMINA
Na lista tão surpreendente estão alguns remédios bem conhecidos, como halopridol, usado no tratamento da esquizofrenia, e metformina, usado no tratamento de diabetes.
Metformina foi apontado por esta Coluna, dias atrás como, um “dos seis medicamentos milagrosos, ao lado da aspirina”.
Quem é habitual leitor deste espaço lembra-se da observação.
Quanto à cloroquina, lembro que Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia dos Estados Unidos e Doenças Infecciosas, rebateu o presidente Trump sobre o assunto. Ao contrário de Trump, o cientista diz que existem “apenas evidências pontuais” de que a cloroquina possa funcionar no combate ao coronavírus.
