quarta-feira, 12 novembro, 2025
HomeMemorialRodrigo Marcial assume como vereador de Curitiba

Rodrigo Marcial assume como vereador de Curitiba

Ele assume a vaga de Indiara Barbosa, que tirou licença médica devido a uma gestação de risco

 

Assessoria

O professor de Economia, advogado e empresário Rodrigo Marcial assumiu o cargo de vereador de Curitiba na manhã desta quarta-feira (14). A posse foi celebrada durante a sessão plenária da Câmara Municipal. A mudança ocorre depois de a vereadora Indiara Barbosa, do Partido NOVO, solicitar licença médica por causa de uma gestação de risco. Ela ficará afastada do mandato até o término de sua licença maternidade, que deve ser de quatro meses após o parto – previsto para outubro.

Marcial, que tem 28 anos, é o primeiro suplente do partido no Legislativo da capital. Ele recebeu 2.480 votos nas eleições de 2020. A outra vereadora do NOVO na Câmara é Amália Tortato.

Em seu discurso de posse, Marcial afirmou que vê no poder Legislativo o potencial para ser um “agente de mudança”. “Ainda existem muitas regras que dificultam a vida de quem quer empreender, de quem quer produzir. Não falo aqui do grande empresário, eu me refiro ao pequeno comerciante, que já enfrenta tantas dificuldades e ainda tem normativas da cidade dificultando o seu negócio”, disse, apontando que a simplificar as leis e a liberdade econômica serão alguns dos seus pilares de atuação como vereador.

“O poder Executivo é inchado, de forma contínua e duradoura. Também por isso a fiscalização da máquina pública é tão importante e deve ser tão intensa. Se por 200 anos sequer existiu uma Prefeitura em Curitiba, cada gasto adicional do poder Executivo deve passar pelo maior escrutínio possível, sob o risco de minarmos a proeminência dessa casa legislativa”, afirmou, lembrando em sua fala que, por quase dois séculos, a Câmara foi a instituição política que administrou a cidade.

Indiara Barbosa, que agora se afasta para que sua segunda gestação corra bem, destacou a expectativa que Marcial reforce o trabalho de renovação da política, feito pelo NOVO.

“Acredito que o Rodrigo dará continuidade ao trabalho da bancada do NOVO nessa legislatura. Lutando pela liberdade, pela melhoria do ambiente de negócios em Curitiba e valorizando e economizando o dinheiro dos pagadores de impostos. Ele também dá sequência no trabalho de renovação da política, que tanto queremos para o Brasil”, disse ela.

O presidente do diretório municipal do NOVO em Curitiba, Arthur Coelho, ressalta que a atuação da bancada seguirá alinhada aos valores do partido e do planejamento estratégico, que foi elaborado em conjunto quando Amália e Indiara assumiram os mandatos, no começo de 2021.

“No NOVO trabalhamos em equipe e o processo seletivo para escolher os candidatos nos dá a segurança de que o suplente, Rodrigo Marcial, honrará o mandato guiado por nossos princípios e valores. Temos certeza de que a vereadora Indiara Barbosa fez um excelente trabalho até aqui e que este legado terá continuidade agora com a posse de Rodrigo Marcial”, afirmou.

Rodrigo Marcial é candidato a deputado federal pelo NOVO nas eleições deste ano. Mas, pelas diretrizes da legislação e do partido, haverá uma separação completa entre as atividades dele para campanha e como vereador.

Leia Também

Leia Também