sábado, 13 setembro, 2025
HomeMemorialRestam 8,5 milhões de votos a serem disputados até domingo

Restam 8,5 milhões de votos a serem disputados até domingo

Urna eleitoral

Cálculo foi feito por Orjan Olsen, diretor da Analítica Consultoria, a partir de agregadores de pesquisa, resultado do 1º turno, comparecimento e grau de definição de voto

 

Valor Econômico

Até domingo (30) estarão em disputa 7,5% dos votos, o que, mantido o comparecimento do 1º turno (118 milhões de eleitores), equivale a 8,5 milhões de eleitores. Os cálculos são de Orjan Olsen, diretor da Analítica Consultoria, a partir de agregadores de pesquisa, resultado de 1º turno, comparecimento e grau de definição de voto. Para dimensionar este colégio eleitoral em disputa, Olsen levou em consideração que os votos em branco e nulos se mantenham em 4,4%.

Os tiros de Roberto Jefferson que alvejaram policiais federais, uma vantagem no número de inserções no horário eleitoral e o debate da Rede Globo na sexta feira (28) afetam as chances de os finalistas arrebanharem esta cesta de votos. Os dois primeiros tendem a beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa por este colégio eleitoral da indefinição, enquanto o terceiro passa a ser a grande aposta do presidente Jair Bolsonaro para reverter a desvantagem com a qual chega à reta final. Tem votos demais para conquistar e tempo de menos.

Novos fatos ainda podem vir a alterar o rumo da eleição, mas o episódio Roberto Jefferson demonstra que sua premeditação pode não sair como o combinado. No monitor diário de 15 mil grupos públicos de Whatsapp, feito pelos pesquisadores Andressa Costa (Universidade de Lisboa) e Sérgio Barbosa (Centro de Estudos Avançados de Internet em Bochum, na Alemanha), o episódio Roberto Jefferson alcançou um recorde de interações na campanha, 1,4 mil mensagens a cada 100 mil envios. O caso de Bolsonaro com as venezuelanas rendeu 42% desse volume de interações.

Leia mais

Leia Também

Leia Também