quarta-feira, 12 novembro, 2025
HomeMemorialReino Unido: Charles III é oficialmente proclamado rei

Reino Unido: Charles III é oficialmente proclamado rei

O Globo

O rei Charles III foi formalmente proclamado para seu o novo cargo na manhã deste sábado, em uma cerimônia altamente coreografada que começou com tons graves e sombrios pela morte da rainha e foi concluída com exaltações vivazes à ascensão do novo soberano.

Charles se tornou o novo soberano britânico automaticamente com a morte da mãe, Elizabeth II, na quinta-feira, mas seu novo papel foi oficialmente proclamado neste sábado a partir das 10h (6h de Brasília )em uma cerimônia no Palácio de St. James. A coroação, porém, ainda vai demorar meses.

Pela primeira vez, a cerimônia de proclamação no palácio, uma residência real da dinastia dos Tudor perto do Palácio de Buckingham, foi televisionada. O evento foi realizado em duas partes. A primeira incluiu uma reunião do Conselho Privado do rei, composto por um grupo de conselheiros do monarca que normalmente atingiram altos níveis de cargos públicos.

Lá estavam todos os ex-primeiros-ministros britânicos vivos — Tony Blair, David Cameron, Gordon Brown, Theresa May e Boris Johnson — o líder da oposição, Keir Starmer, e também a nova premier do país, Liz Truss, empossada pela rainha Elizabeth II na terça-feira, dois dias antes de sua morte no Castelo de Balmoral, na Escócia, o último compromisso público da monarca.

Durante essa cerimônia, da qual o novo rei não participou, o Conselho de Adesão o proclamou o novo soberano britânico. Em seguida, o conselho aprovou formalmente vários arranjos necessários ao próximo reinado.

Na segunda parte da cerimônia, o rei Charles III se reuniu com o Conselho Privado e fez seu juramento e quatro declarações públicas tradicionais, também feitas por gerações de monarcas antes dele.

O rei de armas da Jarreteira, David White, lê a proclamação de Charles III da varanda do Palácio de St. James — Foto: Daniel Leal/AFP
O rei de armas da Jarreteira, David White, lê a proclamação de Charles III da varanda do Palácio de St. James. Foto: Daniel Leal/AFP
PROCLAMAÇÃO MEDIEVAL

Em seguida, às 11h (7h de Brasília ), uma fanfarra foi tocada para anunciar a leitura de uma proclamação declarando oficialmente o reinado do rei Charles III. Os arautos chegaram a cavalo, vestindo uniformes que têm raízes nas roupas da Idade Média.

A proclamação foi feita a partir da varanda do Palácio de St. James pelo rei de armas da Jarreteira, o principal conselheiro real para temas cerimoniais e heráldicos. O cargo existe desde 1415, e atualmente é ocupado por David White.

O texto lido foi o mesmo para o Conselho de Adesão, e emprega um vocabulário em desuso:

— Considerando que agradou a Deus Todo-Poderoso chamar à sua misericórdia nossa falecida soberana rainha Elizabeth II, de abençoada e gloriosa memória, por cujo falecimento a coroa da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é única e legitimamente concedida ao príncipe Charles Philip Arthur George — declarou White. — Nós, portanto, os senhores espirituais e temporais deste reino, e membros da Câmara dos Comuns, juntamente com outros membros do Conselho Privado de sua falecida majestade e representantes dos reinos e territórios, vereadores, cidadãos de Londres e outros, com uma voz e consentimento de língua e coração publicamos e proclamamos que o príncipe Charles Philip Arthur George, vem agora, pela morte de nossa falecida soberana de memória feliz, tornar-se nosso único suserano legal e feliz, Charles III.

White então exclamou: “Deus salve o rei!”.

Os membros do Coldstream Guards — a mais antiga tropa de infantaria de elite do Exército britânico em atuação e que faz a guarda do Palácio de Buckingham — tiraram seus longos chapéus pretos de pele de urso e exclamaram três vezes: “Hip-hip, húrra!”.

Leia Também

Leia Também