
Por Israel Reinstein, André Lopes e Fernando Ghignone – HOJEPR
Do alto dos seus 93 anos, o ex-governador Paulo Pimentel é um observador privilegiado, mas acima de tudo protagonista, dos últimos 60 anos da história do Paraná. Apesar de paulista de Avaré, foi aqui que criou suas raízes, formou sua família e prosperou nos negócios e na vida pública.
Mais jovem governador do Paraná, fez da sua administração um exemplo de prosperidade e austeridade. Incentivou a agricultura, construiu estradas, elevou o ensino público criando universidades e unificou o Paraná, levando seu governo aos rincões do Estado.
Como empresário, criou um dos maiores grupos de comunicação do país. Foi perseguido pelo governo militar, perdeu tudo e quase faliu. Reconstruiu seus negócios com muito sangue, suor e lágrimas, como ele mesmo define.
Em pouco mais de duas horas, Paulo Pimentel, o ex-governador, ex-deputado e empresário, falou de tudo com exclusividade ao HojePR. Relembrou momentos importantes da história política e econômica do Paraná, revelou detalhes de atritos com grandes personalidades, se emocionou ao falar das suas perdas, como recentemente, da companheira de uma vida toda, dona Ivone, mas sorriu com alegria ao falar dos netos.
No fim das contas, não foi uma entrevista, foi uma boa conversa e, com a franqueza que sempre lhe foi peculiar, doutor Paulo não fugiu de nenhum assunto. A idade, segundo ele, lhe confere o direito de não filtrar mais nada, doa a quem doer.
VELHICE
Eu me preparei para a velhice. Construí meu patrimônio e estou vivendo de aluguéis e ganhos de minhas propriedades rurais. Não tenho aposentadoria de governador e tenho uma aposentadoria de deputado estadual. Sempre trabalhei para garantir meu patrimônio. Eu previ uma vida mais larga na velhice
Recentemente, tive Covid e fiquei 60 dias na UTI. Saí do hospital com uma perna afetada, pesando 50 quilos e meu peso normal é 84 quilos. E sobrevivi, mas minha mulher morreu do meu lado e só fui saber bem depois. Acho que ela está comigo. Acredito em Deus, na criação do mundo. Acredito na vida eterna.
Tem alguma coisa que ajuda a gente e tem coisa que pune. Você sente. Eu recebi minhas punições e recebi minhas premiações. Apanhei bastante na minha vida, mas estou bem. Estou satisfeito. Sou um cara feliz.
