
Blog do Tupan
A Prefeitura de Curitiba lançou na semana passada um edital que no futuro poderá trazer problemas sérios para os curitibanos: o leilão para PPP da iluminação pública, com duração de 23 anos, para trocar as lâmpadas atuais por de LED, mais baratas. Mas não existe indicação no texto enviado à Câmara Municipal de Curitiba, ou mesmo no edital, a possibilidade de os valores diminuírem.
As novas lâmpadas são mais econômicas e haverá economia, com a troca de mais da metade da iluminação por LED o consumo tende a cair, mas um vereador independente no legislativo municipal prevê que possa ocorrer uma alta considerável de preços já no próximo ano, como nós vemos nos contratos de terceirizações quando os vencedores ficam pedindo aumento de valores, como na Linha Verde, até hoje praticamente parada na região norte.
Outro fator que preocupa é a duração do contrato, o que deverá levar o vencedor a lucros milionários por mais de duas décadas de concessão.
Tudo indica que o contrato pode ser lesivo ao curitibano, explica um vereador da base aliada, que pediu anonimato, assim como foi o do transporte coletivo, em que a empresa vencedora não tem risco, apenas os pagadores de impostos, quando deveria ser o contrário e o contrato deveria deixar isso transparente.
Quando foi apresentada a proposta na Câmara de Vereadores, houve a discussão dos lucros, mas como o prefeito Rafael Greca (sem partido) domina o legislativo, os questionamentos foram atropelados pela base aliada.
MUITO DINHEIRO
“‘É muito dinheiro e Rafael Greca não quer diminuir a taxa. O que beneficiaria a população; ao contrário, quer criar mais uma estrutura dentro da Prefeitura para fiscalizar esse novo contrato, que durará pelo menos 23 anos, estando o Munícipe atrelado a uma contribuição mais cara”, observa um burocrata da Prefeitura, a quem chamaremos de Dr. Irineu, que já passou por várias secretarias. Em quase todas, o bom quadro funcional foi taxado de “inconveniente”, em decorrência de sua honestidade no trato com o dinheiro público. E de seu amplo conhecimento “dos fundilhos da Prefeitura”, como ele costuma dizer…
Ou, para simplificar: foi sempre tido como “um chato…” Segundo um ex-servidor da Secretaria de Alexandre Jarschel , o secretário “bom de briga” é o responsável por conduzir a contratação e seus detalhes, tendo ordens expressas para que a licitação acabe antes que termine o ano e a pandemia.
ASSUNTO RECORRENTE
Quem acompanha esta coluna sabe que o assunto é recorrente. Em fevereiro, publicamos:
Greca poderia baixar taxa de iluminação, mas prefere fazer milionária concorrência
O prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo poderia ter baixado a tarifa de iluminação pública, superavitária. No entanto, preferiu criar um novo “braço” de poder dentro da Prefeitura com duração de, pelo menos, 23 anos… Tudo indica que a empresa Samar será a vencedora do megaprojeto
Repercutindo: Greca poderia baixar taxa de iluminação, mas prefere fazer milionária concorrência
