Assessoria – A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio da Escola de Negócios em parceria com as áreas de Extensão Universitária e a Identidade Institucional da Universidade, promove nos dias 7 e 8 de outubro a Feira da Casa Comum, iniciativa voltada à valorização e apoio à comunidade de imigrantes, refugiados e apátridas. O evento será realizado no térreo do bloco 04 (laranja), no câmpus da PUCPR em Curitiba, das 8h às 20h, com entrada gratuita e aberta ao público.
Com foco na integração social, econômica e cultural, a Feira oferece uma série de serviços gratuitos à comunidade, incluindo orientações sobre o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), agendamento de atendimentos odontológicos na Clínica de Odontologia da PUCPR, plantão empreendedor, orientação para elaboração de currículos e preparação para entrevistas de emprego e suporte documental, além de outras ações de acolhimento.
O evento também terá a exposição e comercialização de produtos de artesanato e gastronomia dos países de origem das pessoas já acolhidas por programas na Universidade, promovendo a troca de saberes e o respeito à diversidade.
“Mais do que um espaço de visibilidade e orientação, a Feira da Casa Comum representa um importante momento de acolhimento, apoio e oportunidades para os imigrantes e refugiados. O evento aproxima a Universidade, seus estudantes e o público em geral da comunidade imigrante, valorizando diferentes realidades e culturas”, destaca Miriam Mazo, decana da Escola de Negócios da PUCPR.
A iniciativa é realizada em conjunto com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, parceria entre o curso de Negócios Internacionais da PUCPR e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A Cátedra tem como objetivo fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas às temáticas do refúgio, promovendo a inclusão e os direitos humanos.
Feira da Casa Comum – PUCPR
Local: Escola de Negócios PUCPR – Curitiba (Térreo do Bloco Laranja)
Endereço: R. Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba
Datas: 07 e 08 de outubro de 2025
Horário: das 8h às 20h
Entrada gratuita e aberto ao público