quinta-feira, 25 setembro, 2025
HomeColunas do MuralProsa gastronômica: Para salvar uma segunda-feira

Prosa gastronômica: Para salvar uma segunda-feira

Por Katia Michelle – Não é de hoje. Todas as vezes que preciso marcar ou sugerir um lugar para ir em Curitiba, numa segunda-feira, esbarro em portas fechadas. Entendo a questão logística, mas, pela dinâmica da cidade, já passou da hora de considerar o início da semana como uma opção para comer, beber ou estender a reunião de trabalho.

Em um desses inícios de semana, eu precisava conversar e matar tempo até outro compromisso. Tínhamos acabado de sair de uma reunião – eu e Sérgio Wesley, o melhor degustador de vinho que conheço – e saímos “a esmo” pela Prudente, a rua mais badalada do momento. Quase tudo fechado. “Vamos ver o que são aquelas luzinhas.”

Chegando lá, a Adega Prudente iluminou-se como uma “Casa Monstro” do bem, com o tapete-língua para fora, convidando à entrada. O tempo era escasso, mas veja bem, ele estava me devendo uma taça de vinho em uma daquelas apostas boas de se fazer (aquelas que a gente tem certeza de que vai ganhar).

Sérgio sabe mais do que eu e gostou da carta de vinhos e da adega. Eu tive que pesquisar. A carta de vinhos tem curadoria de Gabriel Mattioli, com consultoria do sommelier Paul Tudgay, e reúne pouco mais de 50 rótulos, selecionados por perfil sensorial: frescos, vibrantes e assim por diante. Facilita a escolha, mas os garçons da casa sabem muito bem orientar o pedido.

Pelo tempo, ficamos só no vinho e na entrada. Pedimos uma croqueta de camarão (R$ 39), cuja falta de pedaços de camarão no recheio foi preenchida com a deliciosa maionese de alcaparras da casa (será que consigo reproduzir?). Outra pedida: a Tostada da Casa (R$ 37), com uma tostada de pomodoro caseiro e outra da boa combinação de parma e queijo brie. Achei o pão macio demais, prefiro levemente tostado, mas Sérgio disse que “é assim mesmo”. Voilà.

Foi apenas uma amostra do cardápio desenvolvido pela experiente chef Rita Delaé, nome já conhecido por quem acompanha os bastidores da cena culinária curitibana. Os proprietários Gabriel Mattioli e Renata Chiuratto Kubo acertaram tanto na escolha da chef como na escolha do espaço. Um salão confortável, com capacidade para até 80 pessoas entre deck, sala reservada e espaço externo. O tom de verde-escuro domina o ambiente projetado pela arquiteta Mayte Camargo.

Bom para conversar, para beber, para degustar (quero ir além das entradas) e, principalmente, para aproveitar a segunda. Afinal, segunda-feira é quase sexta.

  • Adega Prudente Cozinha & Bar
  • Alameda Prudente de Moraes, 1218 – Centro
  • WhatsApp: (41) 3121-1218

*Katia Michelle é jornalista formada em Comunicação Social e bacharel em Artes Cênicas. Trabalhou durante uma década na Folha de Londrina, passou pelo marketing de grandes empresas e foi editora na Gazeta do Povo. Aprendeu que comida é mais do que a junção de ingredientes e, desde então, vaga entre palavras e receitas, procurando o léxico, o sabor e o aroma perfeitos.

Leia Também

Leia Também