quarta-feira, 15 janeiro, 2025
HomeMercadoProposta sobre a Av. Cândido de Abreu agita sessão da Câmara

Proposta sobre a Av. Cândido de Abreu agita sessão da Câmara

CMC – “A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba, tem todas as características necessárias para a implantação de um projeto-piloto de lazer, assim como se faz em São Paulo, na avenida Paulista. Uma cidade que tem seus espaços ocupados é uma cidade menos violenta”, justificou o Professor Euler (MDB), nesta segunda-feira (8), ao pedir o apoio dos vereadores a uma proposição de autoria do parlamentar. Ele sugeriu que a Prefeitura de Curitiba, aos domingos, transforme a via em espaço de lazer.

Dali em diante, por quase uma hora, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debateram vários aspectos de uma iniciativa desse porte – priorizando a necessidade de levar projetos de lazer para os bairros mais periféricos, em vez de concentrá-los na área central – e o impacto dessas atividades na vizinhança. Foi nesse contexto, inclusive, que Alexandre Leprevost  (Solidariedade) defendeu a busca de soluções para que as queixas de perturbação do sossego não travem o desenvolvimento da cidade. “[Tem-se que] separar quem quer uma cidade baixo astral dos que querem uma cidade feliz, ativa e com alegria”, opinou.

Projetos nos bairros

Na tribuna, Euler apontou que, quando protocolou a sugestão, não sabia da existência de projeto de lei do vereador Marcos Vieira (PDT) com o mesmo teor da sua indicação. Apelidada de “Rua Para Todos”, a iniciativa de Vieira já tramitou pelas comissões temáticas e está apta a ser votada em plenário. “É importante somar forças para dar mais lazer, esporte e cultura à população. Temos que recuperar a vida urbana, pois, nos feriados e fins de semana, as pessoas ficam trancadas em casa”, disse Marcos Vieira.

Professor Euler

Professor Euler concordou com a necessidade de descentralização, mas ponderou que a realização de um projeto-piloto na avenida Cândido de Abreu, para testar o formato, ajudaria posteriormente na implantação nos bairros. “O que o Euler falou para a Cândido de Abreu vale para diversas ruas nos bairros de Curitiba. As políticas de lazer ainda são poucas para o tamanho da cidade, a prefeitura tem que ir aonde as pessoas estão”, reforçou Angelo Vanhoni (PT).

O vereador do PT cobrou uma apresentação do Executivo à CMC sobre os projetos de reurbanização em estudo no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Vanhoni fez o pedido após Tico Kuzma (PSD) e Herivelto Oliveira (Cidadania) relatarem seus conhecimentos do projeto de revitalização da avenida Cândido de Abreu, que envolve a construção de ciclofaixa e a diminuição do fluxo de ônibus na via. “Existem ruas comerciais nos bairros, que fervilham de pessoas nos dias comerciais, e que não recebem benfeitorias há 40 anos”, criticou Vanhoni.

“A Prefeitura tem um plano para a revitalização da Cândido de Abreu e eu estive com os moradores, que têm muitas dúvidas sobre o projeto. A ideia é priorizar os pedestres, até reduzindo o tráfego de ônibus ali”, tinha dito Kuzma, sendo que Oliveira havia citado a presença, na proposta, de uma via calma e de ciclofaixas. “A proposta é fazer dali a nossa avenida Paulista”, comentou o vereador do Cidadania. Foi neste debate que Serginho do Posto (União) citou críticas dos moradores às atividades realizadas no Centro Cívico. “Às vezes achamos que estamos resolvendo, mas o impacto se torna muito grande”, disse o parlamentar.

Leia Também

Leia Também