terça-feira, 8 abril, 2025
HomeCasa, construção e turismoProjeto habitacional voltado à moradia humanizada é lançado

Projeto habitacional voltado à moradia humanizada é lançado

Assessoria – Planejada e desenvolvida para fortalecer a moradia e o bem-estar humanizado em Curitiba, a EloHabitar foi lançada oficialmente durante o Smart City Expo 2025, na Ligga Arena. O programa reúne instituições de áreas estratégicas da construção civil e do mercado imobiliário com o objetivo de engajar empresas, setor público e a sociedade civil organizada em prol de práticas sustentáveis e inovadoras para a habitação.

O lançamento da EloHabitar contou com a presença do vice-presidente da Rede Una Imóveis Conectados, Gerson Carlos da Silva. “A UNA participa como uma das entidades fundadoras da EloHabitar, está no projeto desde o início, quando era somente uma ideia e vontade do grupo em criar uma governança setorial para Curitiba e região”, explica Gerson.

A UNA teve um papel importante por ser uma entidade com muita expertise e sempre focada na coletividade, na conexão de empresas e pessoas, aberta para inovação e preocupada com a governança compartilhada e transparente. “Sua vocação e know-how foram importantes para uma conexão imediata com o projeto”, acrescenta o vice-presidente.

Objetivos iniciais

Desde o início do projeto, até o lançamento da EloHabitar, foram nove meses de trabalho. Após a fase de planejamento e governança, quatro temas estratégicos foram definidos para serem aprofundados na próxima fase, em busca de soluções tecnológicas com metodologia e processos: Planejamento Setorial Resiliente, Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital e Competências para o Amanhã.

“Alguns trabalhos que podemos citar são consultoria e assistência técnica, formação e capacitação, disseminação de informações atualizadas, testes de provas e muita pesquisa e desenvolvimento, tudo de forma compartilhada e colaborativa entre todos os envolvidos, sendo a referência como indutora de desenvolvimento e inovação do setor, que será percebido por todos os atores, do setor da construção civil, sociedade organizada, comunidade, enfim, todos que habitam nossa cidade e região”, acrescenta Gerson.

Inovar é preciso

De acordo com Gerson Carlos da Silva, a inovação é a chave para o desenvolvimento do setor habitacional. “Impossível pensar em habitação sem inovação, este foi o principal fator de pensarmos na Elohabitar, estamos pensando não só no hoje, estamos pensando na habitação para 30 ou 40 anos, é para que isso possa acontecer que criamos e planejamos esta governança, para que, de forma colaborativa, compartilhada entre todos, estejamos representados por empresas privadas do setor que é responsável por impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico, pelo setor público por meio dos órgãos da esfera pública, garantindo a articulação com políticas públicas e planejamento urbano sustentável, pela academia, representada por instituições de ensino e pesquisa, fomentando conhecimento e inovação científica, por entidades setoriais e organizações que promovem a participação social e boas práticas, com as startups, entidades de inovação e hubs tecnológicos do setor da construção civil”, afirma.

Por meio da conexão entre ecossistemas de inovação e por instituições que podem oferecer suporte financeiro, técnico ou estratégico para inovação e desenvolvimento, a EloHabitar almeja planejar, projetar e estimular a co-criação, inovação e práticas sustentáveis, políticas públicas e a inteligência setorial com o compartilhamento de conhecimento. “Só assim vamos integrar e tornar cada vez mais resiliente o setor, visando o desenvolvimento do ‘habitar’ humano, sempre com um olhar para o futuro”, finaliza o vice-presidente da Rede Una Imóveis Conectados.

Leia Também

Leia Também