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Programa de educação conecta indígenas do Brasil e Canadá

Assessoria – O Programa Collaborative Field Experience, parceria inédita entre as instituições canadenses – First Nations University (FNUniv) e a University of Reginal – e o Centro Universitário Internacional UNINTER, vai promover a conexão entre 20 estudantes do Canadá e do Brasil para uma experiência intercultural, com o objetivo da valorização da cultura indígena, por meio do contato direto entre as comunidades indígenas nas Américas. Está é a segunda edição do programa, que acontece, na próxima semana, em São Paulo e no Paraná.

O programa conta com participantes indígenas e estudantes vindos de diversos estados dos dois países, no compartilhamento de informações, promoção da conscientização e a valorização da história indígena. Durante uma semana, o grupo vai participar de visitas planejadas em parceria com as comunidades indígenas de São Paulo e do Paraná, além das palestras e encontros sobre temas importantes relacionados aos povos originários.

As instituições de ensino envolvidas promovem a reunião entre os 20 estudantes, sendo 10  do Canadá, alguns descendentes de povos originários daquele país, alunos da First Nations University, que é focada em conhecimento indígena, junto com outros 10 estudantes brasileiros, do Centro Universitário Internacional Uninter, sendo alguns indígenas também.

O Collaborative Field Experience tem o Brasil como um país diverso, pois são mais de 1,7 milhão de pessoas indígenas aqui, o que representa 0,83% do total de habitantes do país, segundo dados do Censo 2022. Há indígenas em todos os estados brasileiros, sendo que das 5.570 cidades do país, 4.832 têm moradores indígenas (86,8%). O curso intensivo, nesta edição, será em cinco comunidades indígenas de São Paulo e do Paraná e a programação inclui atividades de conhecimento em campo, com a vivência de culturas indígenas, visitas técnicas e culturais, multidisciplinar e de imersão em inglês. As atividades serão realizadas entre 03 e 11 de maio.

As ações foram desenvolvidas, buscando as visitas culturais nos locais, incluindo experiências que mostrem a cultura do Brasil e a realidade dos índios em meio urbano, semiurbano e em comunidades mais isoladas. “É um modelo de negócio que resulta em colaborações internacionais sustentáveis”, afirma Jason Matthew Dyett, um dos organizadores do curso e diretor da Global Hub, instituição fomenta relações e parcerias entre instituições de ensino.

O Programa Collaborative Field Experience 2024 tem na organização a professora indígena Karina da Costa Santos, co-ministradora de um curso sobre Relações Étnicas e Raciais Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas na UNINTER. Ela nasceu no território Kambeba, em São Paulo de Olivença, no Amazonas. Karina será mediadora da palestra com um dos mais importantes líderes indígenas do país: o professor e escritor André Fernando Baniwa, Coordenador Geral de Promoção à Cidadania dos Povos Indígenas no Ministério dos Povos Indígenas. A palestra é um dos destaques do programa e acontece no próximo dia 6 (segunda-feira) no campus Garcez da Uninter.

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