Assessoria – Mais de 100 pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foram homenageados na 10ª edição da cerimônia de premiação do Q1, que celebra o trabalho dos pesquisadores e pesquisadoras vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. O evento, realizado pela Diretoria de Pesquisa da PUCPR, reconhece os docentes pela produção científica qualificada e de impacto internacional publicada em 2024, com destaque para as publicações em periódicos classificados como Q1 pelo Scimago Journal & Country Rank.
“Estamos comemorando dez anos de incentivo e reconhecimento do Q1, uma trajetória de muito trabalho e dedicação de todo o corpo docente. Hoje metade de sua produção científica está publicada em revistas do quartil 1 de citações (Q1) do Scimago Journal Rank. Além disso, a PUCPR se posiciona entre as 15 universidades do país com citações acima da média mundial (Relatório Elsevier-Agência Bori, 2024). A pesquisa está orientada aos ODS da ONU, no quesito impacto social”, afirma Paula Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR.
Em 2024, a PUCPR configurou como a 5ª instituição de ensino e pesquisa do país em qualidade de pesquisa, entre públicas e privadas, no levantamento mundial Times Higher Education World University Rankings. A Universidade tem uma pesquisa jovem, porém de grande impacto, e conta com 16 programas de pós-graduação (PPGs), sendo que 15 apresentam nível de doutorado. A pesquisa aplicada, característica da Instituição, recebe demanda de empresas e organizações e resulta em soluções para desafios complexos, além dos requisitos e produtos acadêmicos convencionais nos percursos interdisciplinares empresariais e organizacionais. A produção científica da PUCPR é realizada em parceria com instituições de mais de 100 países.
Reconhecimento
Durante a celebração, 42 pesquisadores receberam os tradicionais bottons Q1 e 60 receberam o botton Excellence Rate, para os artigos publicados nos periódicos 10% mais citados entre os classificados no Scimago Journal & Country Rank.
O docente com a publicação com maior fator de impacto entre todas as publicações consideradas na homenagem Q1 2024 foi Audrey Tieko Tsunoda, professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, com o artigo “Quality indicators for evaluating cancer care in low-income and middle-income country settings: a multinational modified Delphi study” | The Lancet Oncology – SJR 12,27.
Na publicação com maior fator de impacto, a premiação também foi estendida para docentes que publicaram com discentes. O professor Paulo Gustavo Kotze, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde foi reconhecido com a pesquisa “Challenges in the diagnosis and treatment of inflammatory bowel disease in Latin America” | The Lancet Gastroenterology and Hepatology SJR 8,957.
Confira a lista dos docentes que publicaram em periódico com maior fator de impacto entre as publicações de cada Programa de Pós-Graduação consideradas na homenagem Q1 2024, de acordo com a métrica do Scimago Journal & Country Rank:
- Administração – Eliane Cristine Francisco Maffezzolli
- Bioética – Marta Luciane Fischer
- Ciência animal –
Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa
Pedro Vicente Michelotto Junior
Saulo Henrique Weber
- Ciências da Saúde – Paulo Gustavo Kotze
- Direito – Vivian Cristina Lima Lopez Valle
- Direitos Humanos e Políticas Públicas – Jaci de Fatima Souza Candiotto
- Educação – Patricia Lupion Torres
- Engenharia Mecânica – Hélio Emmendoerfer Junior
- Engenharia de Produção e Sistemas – Guilherme Brittes Benitez
- Filosofia – Léo Peruzzo Junior
- Gestão Urbana – Harry Alberto Bollmann
- Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais –
Alex Sandro Quadros Weymer
June Alisson Westarb Cruz
- Informática – Emerson Cabrera Paraiso
- Odontologia – Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa
- Tecnologia em Saúde – Audrey Tieko Tsunoda
- Teologia –
Andreia Cristina Serrato
Elias Wolff
Marcial Maçaneiro