Assessoria – Em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quinta-feira, o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Domingos Murta, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba. Natural de Virgem da Lapa (MG), Murta fez carreira no setor bancário, tendo sido Superintendente do Banco Central para os Estados do Paraná e Santa Catarina, presidente do BANESTADO, da Paraná Investimentos e diretor financeiro do BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Atualmente, Murta concilia a presidência da Associação dos Amigos do HC com a função de vice-presidente da ACP, a Associação Comercial do Paraná. Durante o discurso de posse como novo cidadão curitibano, Domingos Murta relembrou suas origens humildes e a busca por novas possibilidades em um grande centro, como Curitiba, para onde veio em busca de estudo e conhecimento. “Minha história começa em Virgem da Lapa, onde nasci, e ao perder meu pai aos 13 anos tive que sair em busca de novas oportunidades ao lado de minha mãe, professora primária, viúva com quatro filhos”, contou.
A cidadania honorária foi uma proposta do vereador Sabino Piccolo, que estava na mesa diretora da Câmara Municipal durante a homenagem. Também compuseram a mesa o primeiro vice-presidente da Câmara, Tito Zeglin, que presidiu a sessão solene, os ex-governadores do Estado do Paraná Mário Pereira e Orlando Pessuti; Antônio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná; Antônio Caron, presidente do CIEE, Centro de Integração Empresa Escola; Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pro-Paraná, além do prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timó da Silva. A ex-governadora Cida Borghetti, patronesse da Associação dos Amigos do HC e o senador Oriovisto Guimarães também prestigiaram a solenidade.