Prefeitura de Curitiba – A Prefeitura de Curitiba vai criar um espaço cultural em homenagem ao escritor Dalton Trevisan. A iniciativa é fruto de uma parceria que será firmada entre o prefeito Eduardo Pimentel e a Construtora Hugo Peretti, que adquiriu o terreno onde está localizada a residência em que o escritor viveu por quase 70 anos, no bairro Alto da XV.
O protocolo de intenções será assinado nesta quinta-feira (12/6), às 11h, durante a abertura da exposição 100 anos: Dalton Trevisan entre traços e linhas, no Solar da Glória. Organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, a mostra reúne ilustrações de 38 artistas curitibanos em homenagem ao centenário do autor, e integra uma série de ações programadas ao longo do ano para celebrar a memória e o legado do maior contista brasileiro.
Dalton, que faleceu em dezembro passado, completaria 100 anos neste sábado (14/6). A exposição fica em cartaz até setembro, com entrada gratuita, de terça a sábado, e é uma das iniciativas da FCC para homenagear o escritor curitibano ao longo do ano.
Além da mostra, as 16 Casas da Leitura da Prefeitura promovem neste mês do aniversário uma programação especial dedicada ao autor, com rodas de leitura e diversas atividades.
Em setembro, durante o Festival da Palavra, será lançado um e-book com contos de Dalton Trevisan, selecionados pela crítica literária e escritora Luci Colin, também curadora do festival. A publicação será disponibilizada gratuitamente na plataforma Curitiba Lê Digital.
Restauro e memória
O protocolo que será assinado entre a construtora e a Prefeitura prevê o restauro da última residência do escritor curitibano e sua transformação em um espaço cultural dedicado à sua vida e obra. O imóvel, localizado na esquina das ruas Amintas de Barros e Ubaldino do Amaral, foi onde Dalton Trevisan viveu por 68 dos seus 99 anos.
Após o restauro realizado pela construtora, que irá erguer no terreno um condomínio residencial, a casa será repassada à Fundação Cultural de Curitiba, responsável pela implantação e gestão do espaço que será aberto ao público.
“É uma honra e um dever para Curitiba prestar essa homenagem a um dos maiores nomes da literatura brasileira com um espaço dedicado ao seu legado. Dalton Trevisan é parte da identidade cultural da nossa cidade. Esta parceria garante que a casa onde ele viveu, criou personagens e escreveu suas histórias seja não apenas preservada, como determina a legislação, mas também transformada em um espaço acessível à população”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
Unidade de Interesse de Preservação
Construída no fim da década de 1920, a casa é tombada como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pelo município e, por lei, deve ser restaurada e mantida. “Esse protocolo assegura que o imóvel se tornará um espaço cultural aberto ao público. Após o restauro e o repasse à Prefeitura, a FCC definirá a melhor finalidade para ele, seja como biblioteca ou outro tipo de uso cultural. O importante é que será acessível para todos”, destacou o presidente da FCC, Marino Galvão Júnior.
A previsão é que o Centro Cultural Dalton Trevisan seja inaugurado após a conclusão das obras do condomínio e do restauro da casa, que passará a integrar o circuito de espaços culturais de Curitiba, tornando-se um novo ponto de referência para leitores, pesquisadores e admiradores da literatura brasileira.