Assessoria – 2025 foi um ano muito especial para a comunidade caiçara do Litoral do Paraná. O Ponto de Cultura Cantarim – Educação e Interseções Artísticas e Culturais, de Curitiba, que tem sido parceiro incansável celebra uma década de trabalho e encerra o ano, junto a Mestres e Mestras da cultura popular paranaense, com a Inauguração da Trilha do Ararapira e Travessia do Superagui, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná.
O evento, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contará com a tradicional apresentação da Família Pereira, o grupo mais antigo de Fandango Caiçara do Paraná e São Paulo, conduzido pelo Mestre Zé Pereira. A celebração reforça o compromisso do Cantarim com a preservação do patrimônio imaterial brasileiro e o trabalho em rede com comunidades tradicionais. Será uma atividade direcionada para as comunidades e famílias que levam adiante esta história de resgate e reconhecimento da riqueza que habita os litorais do Paraná e também de São Paulo.
O Ponto de Cultura, que atende a demandas das comunidades de Superagui e Tekoa Mbya Guarani Takuaty, e atua em parceria com o Ponto de Cultura Coletivo Ubá de Fandango Caiçara, já tem programadas atividades para o primeiro semestre de 2026 com a Tekoa Takuaty, Família Santos, Mestre Zeca Martins, Renata Rosa (PE) e Filpo Ribeiro (SP).
“É o exercício de comunidade na cidade grande, e é isso que acreditamos que deva acontecer. Assim, enraizamos na nossa história, reavivamos memórias que vão sendo suprimidas, e resistimos. Nos festivais e com os produtos culturais que criamos de forma colaborativa com mestres e mestras, e com as comunidades, promovemos a circulação nas instituições sócio culturais e de ensino, e as com acessibilidade (Libras e audiodescrição) alcançam novos públicos”, afirma Jéssica Quadros.
Uma década de Culturas Populares em destaque

Reconhecido pelo Ministério da Cultura, o Ponto de Cultura Cantarim, fundado em 2015 pela produtora, pesquisadora e diretora Jéssica Quadros, consolidou-se como um núcleo essencial na articulação, pesquisa e produção cultural focada nas tradições regionais e populares.
O trabalho da Cantarim vem sendo construído por meio de inúmeras ações para promover a mediação cultural, o patrimônio imaterial brasileiro, a realização de festivais, a publicação de livros e a produção de documentários socioculturais. O núcleo envolve regularmente mais de 15 colaboradores, incluindo mestres, brincantes, arte-educadores e pesquisadores. A fundadora, Jéssica Quadros, Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade, traz 20 anos de experiência profissional, com foco nas culturas populares desde 2015.
Balanço de 2025
O ano de celebração de 10 anos foi marcado por uma série de iniciativas que ampliaram a atuação da Cantarim e fortaleceram as redes de conexão com mestres e comunidades do Paraná, São Paulo e Maranhão. Entre as principais atividades realizadas em 2025, destacam-se:
- Circulação Nacional: Circulação do espetáculo musical “Fandango Mestre Zeca & Melina Mulazani”, com 31 apresentações em 18 estados brasileiros no projeto SESC Sonora Brasil, representando o estado do Paraná no projeto SESC Sonora Brasil tendo como artistas envolvidos Mestre Zeca Martins, Melina Mulazani (musicista e figurino), Itaercio Rocha (Direção), Leo Cardoso, Herbert dos Santos, Luiz Parna, Jessica Quadros (produção e figurino) e Tiago Bruel (Técnico de Som);
- Encontro “Guiança das Mestras”: Reunião em Curitiba de quatro importantes lideranças: Mestra Isolina Mendonça (Cultura Caiçara), Juliana Kerexu (Cultura Indígena Mbya Guarani), Roxa Belfort (Cultura Afro Maranhense) e Mide Bahr (Cultura Popular Paranaense).
- Festival Popular Leva Caiçara (2ª Edição): Promovida em Curitiba, Paranaguá e Superagui, a edição incluiu oficinas, contação de histórias, baile e um mutirão que resultou na construção do tablado no Museu Vivo do Fandango AKDOV.
- Lançamentos Musicais: Lançamento do álbum “Ubá 1”, do Fandango Ubá, e do clipe “Amor pelo Fandango”; e do álbum “Fandango Caiçara do Paraná” do Mestre Zeca Martins (Zeca da Rabeca), ), com modas tradicionais do Fandango Caiçara, ao lado dos músicos Miguel Martins, Leo Cardoso, Gilvan Santo Amaro e Ary Giordani Disponível em todas as plataformas digitais;
- Reconhecimento à Mestra: Contribuição na articulação para o reconhecimento pioneiro da Mestra Cremildes Ferreira Bahr (Mide) como Doutora Honoris Causa pelo IFPR.
- Oficina e Participação: Oficina de tambor de crioula com Carla Coreira (MA) nas ruas de Curitiba e a participação da cacique Ju Kerexu & Tekoa Takuaty na Mostra Cariri de Culturas Populares e oficina de Fandango Caiçara no Instituto Paranaense de Cegos;
- A contribuição na articulação de reconhecimento pioneiro no Paraná, da Mestra das Culturas Paranaenses Cremildes Ferreira Bahr (Mide) como Doutora Honoris Causa pelo IFPR;
- A participação da cacique Ju Kerexu & Tekoa Takuaty na Mostra Cariri de Culturas Populares, em Crato/Ceará, representando a cultura tradicional do Paraná;
- A assistência de produção na Festa do Divino de Curitiba;
SERVIÇO
Ponto de Cultura Cantarim – Educação e Interseções Artísticas e Culturais
- Instagram: @cantarim_cultural
- YouTube: Cantarim Cultural
