Assessoria – O Ponto de Cultura ACTC celebra um marco importante em 2025: 25 anos de trabalho ininterrupto dedicados à pesquisa, resgate e perpetuação das brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira.
O projeto “Brincadeiras Tradicionais Brasileiras – o Repertório Lúdico do Povo Brasileiro”, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, trará uma série de ações gratuitas para Curitiba e cidades da Região Metropolitana.
A iniciativa visa reforçar a importância do repertório lúdico popular, garantindo que essas tradições sejam transmitidas para as novas gerações. A programação inclui espetáculos teatrais, oficinas para educadores e a distribuição gratuita de livros e materiais acessíveis.
“Este projeto é um reconhecimento de 25 anos de dedicação em manter viva a memória das nossas brincadeiras”, afirma Amauri Ernani, diretor da Palco Cia de Teatro, parceira do projeto. “Acreditamos que, ao brincar, as crianças, e até mesmo os adultos, se conectam com suas raízes e fortalecem laços com a nossa cultura.”
ATIVIDADES DO PROJETO
O projeto prevê um cronograma extenso, com a seguinte distribuição:
- 30 apresentações de 4 diferentes peças de teatro, voltadas para o público infantil e educadores.
- 3 diferentes oficinas, focadas na disseminação de conteúdo para educadores da rede pública e estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
- 1.000 livros distribuídos gratuitamente, sendo 700 para as bibliotecas da rede pública e 300 para Pontos de Cultura de Curitiba e Região Metropolitana.
- Material acessível, incluindo audiolivros (também com versão em Libras), e-book e uma websérie, para garantir que o conteúdo chegue a todos.
ESPETÁCULOS E OFICINAS
Os espetáculos apresentados fazem parte do aclamado repertório da Palco Cia de Teatro:
- “Se Essa Rua Fosse Minha”: Um espetáculo infantil interativo, premiado nacional e internacionalmente, que convida o público a brincar de maneira ativa, explorando o folclore infantil brasileiro. O texto foi selecionado para o catálogo Bologna, representando o Brasil em uma das maiores feiras literárias do mundo.
- “Meu Boizinho Quer Brincar”: Uma peça interativa que transporta a plateia para a atmosfera de folguedos populares, como o carnaval e as festas juninas, com máscaras, bonecos e muita música.
- “Oryai – O Brinquedo dos Curumins”: Espetáculo de atores e bonecos que mergulha no universo lúdico dos povos originários, apresentando a riqueza de suas brincadeiras e lendas.
- “Pra Você Não Esquecer”: Uma viagem delicada e lúdica pelas memórias afetivas, que aborda temas como laços familiares, a relação entre gerações e o Alzheimer.
As oficinas, criadas para educadores, têm o objetivo de capacitar profissionais para que as brincadeiras e a cultura popular cheguem às salas de aula: - Oficina de Brincadeiras dos Povos Originários: Uma vivência prática que explora os jogos e brincadeiras de dois povos indígenas, desmistificando crenças e fomentando o interesse pela cultura nativa.
- Oficinas de narrativas com Resíduos Têxteis, inspiradas na obra de Sido Calesso.
- Oficina de Literatura Afetiva, com a autora Paula Giannini.
O projeto “Brincadeiras Tradicionais Brasileiras” convida a todos a redescobrir a alegria e o valor cultural das nossas tradições lúdicas. As datas e locais das apresentações e oficinas serão divulgados em breve nos canais oficiais do Ponto de Cultura ACTC.
CONFIRA A AGENDA DO PROJETO PARA OS MESES DE AGOSTO A OUTUBRO – TODAS AS AÇÕES SÃO GRATUITAS:
- 21/08 – Oficina com Resíduos Têxteis – EM CEI BELA VISTA DO PARAÍSO – 19 horas – para comunidade da escola,
- 25/08 – Oficina com Resíduos Têxteis – EM ANÍSIO TEIXEIRA – 19 horas – para comunidade da escola,
- 26/08 – Oficina com Resíduos Têxteis – EM CEI ROMÁRIO MARTINS – 19 horas – para comunidade da escola,
- 28/08 – Oficina com Resíduos Têxteis – EM CEI DOUTEL DE ANDRADE – 19 horas – para comunidade da escola,
- 29/08 – Meu Boizinho Quer Brincar – CEI Frei Miguel (CIC) – 10 horas – apenas para alunos e educadores,
- DE 02 a 05/09 – Oficinas de Brincadeiras dos Povos Originários. Inscrições pelo link:
OFICINAS INDÍGENAS:
- 02 e 03/09, às 9 e 14 horas no NRE Matriz – Praça Rui Barbosa, 101 – Centro – CURITIBA – (No dia 03 as oficinas contam com Libras);
- 04/09 às 9 e 14 horas no LAPI – Avenida João Gualberto, n.º 623 – Edifício Delta, 3º andar, Torre B – Bairro Alto da Glória – CURITIBA;
- 09/09 – Oficina de Literatura – EM CEI AUGUSTO CÉSAR SANDINO – 19 horas – para comunidade da escola;
- 15/09 – Oficina de Literatura – EM ARAUCÁRIA – 19 horas – para comunidade da escola;
- 16/09 – Oficina com Resíduos Têxteis – EM PROF. KÓ YAMAWAKI – 19 horas – para comunidade da escola;
- 23/09 – Oficina de Literatura – EM TANIRA REGINA SCHMIDT – 19 horas – para comunidade da escola;
- 25/09 – Oficina de Literatura – EM CEI PROF.LAURO ESMANHOTO – 19 horas – para comunidade da escola;
- 02/10 – Oryai – O Brinquedo dos Curumins – EM JOÃO STIVAL – Santa Felicidade – 15 horas – apenas para alunos, familiares e educadores;
- 07/10 – Oryai – O Brinquedo dos Curumins – EM SÔNIA KENSKI – Santa Felicidade – 15 horas – apenas para alunos, familiares e educadores;
- 08/10 – Oryai – O Brinquedo dos Curumins – EM JÚLIO MOREIRA – Santa Felicidade – 15 horas – apenas para alunos, familiares e educadores;
- 09/10 – MEU BOIZINHO QUER BRINCAR – FAS Boqueirão – aberto ao público – 10 horas;
- 14/10 – Oryai – O Brinquedo dos Curumins – EM BOLESLAU FALARZ – Santa Felicidade – 15 horas – apenas para alunos, familiares e educadores;
- 16/10 – Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar – CMEI Ana Piekas Kokott (Almirante Tamandaré) – 15 horas – para alunos, familiares e educadores;
- 21/10 – MEU BOIZINHO QUER BRINCAR – EM Santo Inácio – Santa Felicidade – 15 horas – apenas para alunos, familiares e educadores.
Todas as ações têm classificação indicativa LIVRE e entrada franca
O Projeto também prevê a distribuição de 1000 livros, com títulos da Palco das Letras, para equipar bibliotecas públicas e comunitárias.