Assessoria – Como parte de sua trajetória de inovação e excelência no mercado de alto padrão, a Plaenge — maior construtora de capital fechado do país, com 55 anos de atuação e mais de 500 torres entregues no Brasil e no Chile — participa da missão estratégica à sede da Pininfarina, em Cambiano, na Itália. A iniciativa é liderada pela empresa de inteligência arquitetônica Molegolar e reúne algumas das principais incorporadoras brasileiras em uma imersão no universo da icônica casa de design italiana.
Com projetos em diversas cidades e mais de R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) sob a assinatura Pininfarina, a Plaenge reforça, nessa missão, sua convicção de que o design é um diferencial competitivo cada vez mais relevante — que une estética sofisticada, funcionalidade e identidade local.
“O design, a tecnologia e o conforto fazem parte de um ecossistema de prestígio que repercute tanto nos clientes quanto nos investidores”, afirma Luiz Gustavo Salvático, Diretor de Unidade de Negócio da Plaenge Curitiba. “Nossa parceria com a Pininfarina potencializa tudo isso com uma visão de futuro aplicada ao morar.”
Entre os empreendimentos já desenvolvidos em parceria com o estúdio italiano estão o Plaenge Design by Pininfarina, em Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Maringá (PR); além de outros lançamentos previstos para outras cidades brasileiras, como Curitiba. Todos os empreendimentos traduzem o compromisso da Plaenge com o alto padrão e o design contemporâneo inspirado no luxo.
Design colaborativo e resultados concretos
A missão tem como objetivo estreitar o relacionamento entre incorporadoras e a equipe global da Pininfarina, responsável por alguns dos projetos mais ousados e marcantes do mercado imobiliário brasileiro. A visita ao escritório em Cambiano inclui experiências imersivas com protótipos, veículos-conceito, soluções de mobilidade e o emblemático túnel de vento da marca.
“Essa missão à Pininfarina, na Itália, simboliza mais do que uma imersão em design e inovação; é um movimento estratégico para fortalecer a cultura de colaboração entre as maiores incorporadoras do Brasil e os principais fornecedores globais”, explica Saulo Suassuna Filho, CEO-Founder da Molegolar.
Segundo um estudo da consultoria internacional Savills, o modelo de branded residences pode agregar até 63% de valorização ao m² na América Latina, evidenciando a força do design assinado como ferramenta de diferenciação e rentabilidade. Para a Plaenge, esses números se materializam em performance: em 2024, a construtora registrou crescimento médio anual de 36% em VGV, com a contribuição dos empreendimentos assinados pela Pininfarina.
Novo padrão de morar com assinatura Plaenge
Reconhecida por sua excelência construtiva, inteligência territorial e compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável, a Plaenge se consolida como referência em inovação e sofisticação. A missão à Itália, que marca também os 95 anos da Pininfarina, simboliza não apenas um marco simbólico na trajetória da empresa, mas o início de um novo capítulo no mercado imobiliário de luxo brasileiro, com projetos que elevam a experiência do morar a um novo patamar.