Assessoria – Pela primeira vez, Curitiba receberá um empreendimento de alto luxo com a assinatura conjunta da Plaenge, maior construtora de capital fechado do Sul do Brasil, e da Pininfarina, empresa italiana de design com 95 anos de história. O Plaenge Design by Pininfarina será construído no Ecoville e, segundo o diretor da Unidade de Negócios da Plaenge, Luiz Gustavo Salvático, vai redefinir o mercado imobiliário de alto padrão na capital paranaense.
“Esse será um empreendimento único e irreplicável pelo conjunto da obra – desde o terreno em que será construído até todos os detalhes da arquitetura e decoração”, adiantou Salvático no evento de lançamento do produto, realizado na última quinta-feira (4), no Castelo do Batel, em Curitiba.
Além de Salvático, subiram ao palco para apresentar o projeto o superintendente regional da Plaenge, Daniel Turchetti e o gestor de parcerias imobiliárias, Juliano Lima. O evento também contou com a presença do executivo da Pininfarina, Federico Francesconi, que falou sobre o nascimento, a evolução e a consagração de um dos maiores escritórios de design do mundo.
Pininfarina
Fundada em 1930 por Battista “Pinin” Farina, a Pininfarina nasceu como uma pequena oficina de design automotivo em Turim, na Itália, e, ao longo do século XX, consolidou-se como uma das maiores referências mundiais em design industrial e de mobilidade, marcada sobretudo pelas colaborações com Ferrari, Maserati e Alfa Romeo. Com o passar das décadas, a empresa expandiu sua atuação para outros campos, incluindo a arquitetura e o urbanismo, mantendo o mesmo rigor estético e técnico que consagrou sua assinatura nas pistas e estradas.
Com obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo – de Singapura a Dubai, do México à Europa Oriental – a Pininfarina consolida-se como um estúdio que vai muito além dos carros, levando o design italiano para as alturas e para dentro das casas de milhares de pessoas, sempre com elegância, inovação e um toque de velocidade.
Durante o evento, Federico ressaltou essa trajetória, destacando também as parcerias na construção de navios, aviões, troféus, relógios, entre outras incursões da marca, sempre marcadas pela inovação, tecnologia e atenção aos detalhes. Sobre os projetos arquitetônicos, ele afirmou: “Uma característica comum em todos os projetos é a preservação ambiental e a interação com a natureza.”
Plaenge Design by Pininfarina
A interação com a natureza, bem como a preservação ambiental, é uma das premissas do projeto em Curitiba. Construído em um terreno de esquina, face norte, com 12 mil m², no Ecoville, o empreendimento é o maior lançamento da história da Plaenge e contará com plantas de 273 m² a 527 m².
No empreendimento, a área de concierge impressiona pela imponência, com uma arquitetura inspirada nas araucárias presentes no terreno. As áreas comuns se destacam e oferecem uma experiência única para moradores e visitantes. “A área gourmet terá uma piscina privativa, um grandioso salão de festas com piano bar e churrasqueira próxima à mata nativa que será preservada no terreno. A área de lazer comum ainda inclui piscina com raia de 20 metros, a área de Welness somada tem 300 m², com academia, salão de beleza e outras facilidades.”
Um dos diferenciais será o heliponto e Turchetti explica o motivo. “Nós precisamos pensar no futuro, e o heliporto já prevê a consolidação de carros voadores, por exemplo. Será mais uma comodidade para os moradores.”
A parceria com a Plaenge representa o maior contrato de arquitetura já firmado pela Pininfarina, com diversos projetos sendo desenvolvidos simultaneamente. O conjunto de empreendimentos previstos terá Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 2,1 bilhões, com lançamentos em cidades consideradas estratégicas.