HOJEPR – Em um marco histórico para a cidade, o prefeito eleito de Curitiba Eduardo Pimentel anunciou, nesta quarta-feira (18) a nomeação da arquiteta e urbanista Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme como a nova presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na gestão 2025-2028.
Servidora de carreira e reconhecida por sua competente trajetória, Ana Zornig Jayme será a primeira mulher a liderar o órgão em quase seis décadas de história. O Ippuc foi fundado em dezembro de 1965 pelo então prefeito Ivo Arzua Pereira.
“A competência e dedicação da Ana são inquestionáveis. Sua experiência trará grandes contribuições ao desenvolvimento de Curitiba. Este é um momento especial, pois também reafirmamos o papel fundamental das mulheres na nossa administração”, destacou o prefeito eleito Eduardo Pimentel.
Ana Zornig Jayme possui uma carreira consolidada no Ippuc, onde atualmente exerce o cargo de assessora de investimentos. Ingressou na instituição em 1991, como estagiária e, depois de formada, em 1993, trabalhou na Secretaria Municipal de Urbanismo. Ingressou como servidora de carreira no Ippuc em 1995 e desde então, esteve à frente de diferentes cargos no município.
No Ippuc, foi responsável pela aprovação de aproximadamente US$ 285 milhões para projetos estruturantes em áreas como mobilidade e mudanças climáticas. Sua atuação também abrange planejamento urbano, legislação de uso e ocupação do solo e gestão de projetos multisetoriais com participação comunitária.
Ana Zornig Jayme
Formada em Arquitetura e Urbanismo, Ana Zornig Jayme é mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE/FGV e possui especializações em gestão estratégica e projetos pela FGV, além de um Master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School. Participou neste ano, na The London School of Economics and Political Science (LSE), do Programa Liderando a Transição do Transporte.
Ela também integra importantes iniciativas, como a Rede Mulheres em Movimento, o Fórum de Economia Verde do C40 e o Comitê de Dados Abertos de Curitiba, além de ter contribuído com o Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério das Cidades. Neste ano, Ana foi uma das finalistas do prêmio Mulheres que inspiram na Mobilidade Urbana do Parque da Mobilidade Urbana e Urucuia.