segunda-feira, 28 abril, 2025
HomeCasa, construção e turismoPiemonte, ALTMA e GT Building: novidades no mercado imobiliário

Piemonte, ALTMA e GT Building: novidades no mercado imobiliário

Redação e assessorias – Confira algumas das novidades no mercado imobiliário de Curitiba:

Apartamentos garden e lifestyle

Contar com um ambiente externo dentro de casa, sem abrir mão da segurança e da comodidade dos condomínios, tornou-se um grande diferencial para quem busca  equilíbrio entre bem-estar e praticidade. Com áreas amplas e abertas, semelhantes a um quintal e geralmente localizadas no térreo ou nos primeiros andares dos edifícios, os apartamentos garden oferecem aconchego, conexão com o verde e conforto de morar em uma casa, sem abrir mão das facilidades do edifício.

Atenta às demandas do mercado, a incorporadora GT Building sempre projeta unidades garden em seus empreendimentos. “A combinação entre o espaço externo e o apartamento transforma a vivência do morador, que desfruta da proteção e do conforto de um empreendimento de alto padrão, somados à tranquilidade de um jardim privativo”, explica o coordenador de produto da GT Building, Fabio Lima.

Entre os empreendimentos de alto padrão da incorporadora curitibana, diversos contam com unidades garden que oferecem diferenciais exclusivos e áreas generosas  para reunir familiares e convidados, proporcionando momentos especiais com bem-estar e serenidade. “O ponto forte desses imóveis é justamente promover esse contato com a natureza, em que as pessoas podem cultivar plantas, relaxar ou compartilhar refeições ao ar livre, estimulando um estilo de vida mais sustentável”, detalha o especialista.

No The Pineyards, no Cabral, as unidades garden variam entre 152 m² (com terraço de 120 m²) e 190 m² (com quintal de 180 m²), oferecendo  áreas externas de destaque. Cada detalhe foi projetado para integrar natureza e qualidade de vida: lounges, espreguiçadeiras, churrasqueira, ponto para jacuzzi e muito mais. Os apartamentos contam com quatro vagas de garagem e o empreendimento é referência nacional em sustentabilidade, sendo o primeiro residencial da América Latina a conquistar o selo Active Score nível Platinum, que reconhece projetos inovadores em mobilidade e consciência ambiental.

Já no bairro Água Verde, o Atlân apresenta plantas de 184 m², 215 m², 218 m² e 224 m², que traduzem o equilíbrio entre elegância e conforto. Seu extenso deque de madeira, conectado à área social, é ideal para receber, descansar ao ar livre ou simplesmente aproveitar instantes de tranquilidade. Com ponto para jacuzzi, o espaço reforça o conceito de lar como refúgio urbano, com ligação direta ao céu e ao ambiente natural.

No Champagnat, o Amáz abriga as maiores unidades: plantas de 180 m², 201 m² e 234 m², ampliadas por terraços privativos que chegam a 175 m². As áreas externas são versáteis: espaços verdes, lounges, áreas gourmet e recantos para contemplação compõem o cenário ideal para quem valoriza o convívio com o verde, com sofisticação e privacidade.

Piemonte inicia as obras do Parque Ar

Divulgação

Criar um vínculo genuíno com a cidade e entregar mais do que empreendimentos: esse é o propósito do Piemonte GentiU, um programa de gentileza urbana criado pela Incorporadora Piemonte. A iniciativa nasce com a missão de transformar espaços urbanos temporários em locais de convívio, bem-estar e conexão com a cidade, promovendo experiências que enriquecem a vida da comunidade.

A primeira ação do Piemonte GentiU será o Parque Ar, um presente para Curitiba, que ocupa o terreno onde será lançado o próximo empreendimento da incorporadora. Localizado no bairro Cabral, o espaço terá atividades para todas as idades e permanecerá aberto ao público por mais de um ano, até o início das obras do novo residencial. “A Piemonte acredita que a cidade deve ser vivida em sua plenitude, e o Piemonte GentiU nasce para criar laços verdadeiros entre os espaços urbanos e as pessoas. O Parque Ar é a materialização desse compromisso”, afirma o diretor presidente da Incorporadora Piemonte, Filipe Biscaia Demeterco.

Com inauguração prevista para maio, o Parque Ar reúne natureza, arquitetura e qualidade de vida em um só espaço. O projeto, assinado pela Takeda Design, segue princípios do design biofílico, criando uma conexão entre materiais, formas orgânicas e a paisagem natural. O parque contará com uma passarela, deck contemplativo, playground, espaço pet e áreas para eventos e atividades.

Além da infraestrutura, o espaço oferecerá uma agenda de atividades para diferentes públicos, como aulas, práticas esportivas e oficinas, contemplando crianças, casais e famílias. Localizado na Rua Bom Jesus, 909, o parque ocupa um terreno de mais de 6 mil m², valorizando a vegetação nativa e proporcionando um ambiente de convívio e interação com a região do novo residencial da Piemonte, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025.

O silêncio como novo luxo urbano

Árten, da ALTMA

Em cidades cada vez mais urbanizadas e ruidosas, o silêncio virou item determinante para quem procura a moradia ideal. Nos últimos anos, o chamado conforto acústico entrou para o rol de características importantes na escolha do imóvel e, consequentemente, um diferencial competitivo no mercado imobiliário.

A valorização do conforto acústico é resultado da convergência de fatores como a maior intensidade dos ruídos urbanos, a permanência prolongada nas residências – com a consolidação do trabalho flexível ou remoto –, além da consciência mais aguçada das pessoas sobre os impactos da poluição sonora na saúde mental, produtividade e bem-estar.

De acordo com o engenheiro civil e diretor-executivo da incorporadora ALTMA, Gabriel Falavina, a reconfiguração dos espaços domésticos, que agora abrigam, simultaneamente, trabalho, estudo, descanso e entretenimento, intensificou a demanda por soluções acústicas sofisticadas. “Os imóveis com isolamento acústico superior são vendidos mais rapidamente e proporcionam mais satisfação pós-ocupação. O conforto acústico é cada vez mais reconhecido como um investimento em bem-estar, que tem impacto direto na qualidade do sono, na produtividade e na harmonia familiar“, observa.

Além da redução dos barulhos externos, da rua ou vizinhança, a busca por silêncio e privacidade dentro das próprias residências também tem impacto nos novos projetos arquitetônicos. As plantas com setorização entre áreas sociais e íntimas, que permitem o uso simultâneo do imóvel para diferentes finalidades, ganharam a preferência do consumidor imobiliário. “Em um dos novos empreendimentos da ALTMA, o Árten, as unidades duplex concentram toda a área de convivência no andar de baixo e a área íntima, no piso superior”.

Infraestrutura e revitalização impulsionam valorização no Centro

Pixabay

A região central de Curitiba está vivenciando um novo ciclo de crescimento e valorização imobiliária, impulsionado por um conjunto de fatores que vão de investimentos públicos na recuperação econômica e social do bairro mais antigo da capital às mudanças no perfil dos consumidores imobiliários. Segundo o mais recente índice FipeZap, de fevereiro de 2025, o Centro ocupa o sétimo lugar entre os bairros mais valorizados da cidade, com o metro quadrado avaliado em R$ 9.772, um crescimento de cerca de 20% nos últimos 12 meses.

De acordo com Jorge Gonçalves, gerente de Lançamentos e Alto Padrão, a infraestrutura da região e variedade de novos imóveis compactos estão entre os principais atrativos para os investidores. Com a expectativa de melhorias na segurança e na ocupação dos espaços públicos para o lazer e a convivência, o bairro mais antigo da cidade voltou a ser interessante para morar.

Outro fator determinante para a retomada do Centro como um polo imobiliário é a ampliação do turismo. Balanço recente divulgado pela Prefeitura mostra que a programação do último Natal de Curitiba atraiu quase 2,3 milhões de espectadores. Com shows nacionais e internacionais e eventos como o Festival de Curitiba e Smart City Expo, a rede hoteleira da capital registrou quase 100% de ocupação no fim de março deste ano.

corretora de seguros Gislaine Mendes é um exemplo de quem decidiu investir na região central. Cliente da JBA Imóveis, ela adquiriu uma unidade no Atmos, um empreendimento de alto padrão da incorporadora ATR, com apartamentos compactos e super compactos, que está em construção perto do Shopping Estação. Segundo ela, a decisão foi motivada pela localização privilegiada e pelo conceito inovador do projeto.

Leia Também

Leia Também