segunda-feira, 15 setembro, 2025
HomePolítica e CidadesPF vai investigar grupos nazistas e neonazistas no Brasil

PF vai investigar grupos nazistas e neonazistas no Brasil

Flávio Dino diz que há indícios de atuação interestadual de grupos extremistas de direita no país

 

Agência DW

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou na madrugada desta quinta-feira (06/04) a abertura de um inquérito da Polícia Federal (PF) para investigar organizações nazistas e neonazistas no Brasil, no âmbito de crimes como racismo e apologia ao nazismo.

Segundo o ministro, existem suspeitas de que essas redes atuem em estados diferentes. “Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure Inquérito Policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89”, escreveu o ministro em uma rede social.

A lei mencionada por Dino, sancionada pelo então presidente José Sarney, define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Célula “neonazista transnacional” em SC

Uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo no último domingo revelou que a Polícia Civil do estado de Santa Catarina havia descoberto uma filial no Brasil de uma organização internacional de supremacia branca.

As investigações, que resultaram na prisão de dez suspeitos, concluíram que o grupo planejava criar uma célula radical de supremacia branca no Brasil. A Polícia catarinense disse ter encontrado mensagens criminosas nos telefones dos investigados, incluindo uma que afirmava que “pretos têm que morrer todos os dias”.

Policiais envolvidos na ação disseram se tratar de uma “organização skinhead neonazista transnacional”, e que foram encontradas com os suspeitos roupas que os identificam como um grupo neonazista.

Os integrantes do grupo recrutavam jovens por meio de contatos via internet para participarem de outras células neonazistas.

Nos Estados Unidos, essa organização é considerada uma dos mais violentas e organizadas, e possui ramificações na Alemanha, Portugal e outros países.

Leia Também

Leia Também