quinta-feira, 12 fevereiro, 2026
Home#Colunas do MuralPesquisa: Ratinho Junior lidera entre os moderados

Pesquisa: Ratinho Junior lidera entre os moderados

Nos Corredores do Iguaçu, a batida do martelo sobre a sucessão estadual, cada vez mais, está condicionada ao cenário nacional.

A mais recente pesquisa Real Time Big Data e o levantamento Futura/Apex, divulgado amplamente nesta terça-feira (10), catapultaram Ratinho Junior ao posto de principal ativo do PSD: com 43% de volatilidade favorável e sendo o único nome da sigla a bater Lula em um eventual segundo turno (45,2% contra 42,1%), o governador paranaense deixou de ser uma promessa regional para virar o “fator X” da terceira via.

Pesquisa é pesquisa. E sempre deve ser encarada como um recorte momentâneo. Além disso, pesquisas são utilizadas por marqueteiros políticos para “posicionar” candidatos. Ninguém está dizendo que alguns institutos de pesquisas são corruptíveis. Longe disso. Só que esse “fôlego em Brasília” altera a matemática em Curitiba, pois o capital político do “chefe” nunca esteve tão valorizado, exigindo um sucessor que não apenas herde o cargo, mas que sustente o palanque enquanto o titular percorre o país.

Nesse tabuleiro, o secretário Guto Silva aproveitou o palco do Show Rural, em Cascavel, para fincar sua bandeira: reafirmou que seu foco é o Governo e descartou qualquer negociação para ser vice ou senador.

Fontes ligadas a Guto dão conta que o governador já teria definido de forma clara seu apoio, antes de viajar de férias para os Estados Unidos. O governador teria informado também ao deputado Alexandre Curi, presidente da Alep, que uma das vagas pelo PSD para o Senado seria sua, e ao secretário Rafael Greca que daria apoio para sua candidatura à vice na chapa de Guto.

No entanto, nem tudo são flores para o secretário das Cidades. A capa da Gazeta do Paraná, de Marcos Formighieri, traz na sua manchete “Avaliação no Palácio Iguaçu aponta Guto Silva como inviável”. Logo ao lado da manchete, uma notinha “despretensiosa” traz a seguinte notícia: “Autoriedades declaram apoio a Alexandre Curi”, com uma foto do postulante ao Iguaçu no Show Rural, em Cascavel. Formighieri é eterno desafeto de Leonaldo Paranhos, que foi prefeito de Cascavel e hoje é secretário estadual de Turismo.

Do outro lado dessa disputa em tom de “Guerra Fria”, Alexandre Curi observa o movimento do outro lado da rua, olhando de soslaio para o Palácio Iguaçu, com a segurança de quem detém as chaves do legislativo paranaense e apoio “declarado” de mais de 200 prefeitos dos 399 municípios paranaenses. E com proximidade cada vez maior com Rafael Greca, que declara, sempre que questionado, que é pré-candidato ao governo, mas que toparia ser vice de Curi.

Nos Corredores do Iguaçu, já se fala que a disputa entre o carisma e técnico de Guto e a força política de Curi agora não é apenas sobre quem senta na cadeira do Palácio Iguaçu, mas sobre quem tem o fôlego necessário para segurar a retaguarda de um projeto que mira, pela primeira vez com chances reais, o Palácio do Planalto.

Alexandre Curi tem conversas com o PT

A Assembleia Legislativa voltou aos trabalhos na semana passada com comentários sobre uma “reunião secreta” dias antes. O presidente da Casa, deputado Alexandre Curi, teria sido “flagrado” (e fotografado) em um escritório político de Gleisi Hoffmann em Curitiba, após reunião com a ministra. A informação não foi desmentida pela assessoria do PT.

Nos Corredores do Iguaçu, a pergunta que fica é o que um dos pré-candidatos ao Governo do Paraná pelo partido de Ratinho Jr. estaria tratando com uma das responsáveis pela articulação política do governo Lula – que deve concorrer ao Senado. No mínimo, estaria sendo costurado um pacto de não-agressão para as eleições, afinal os adversários declarados do PT no Paraná são o senador Sergio Moro e Ratinho Jr.

Outra leitura é que Alexandre Curi estaria vendo seu projeto para 2026 esvaziar com a falta de apoio declarado de Ratinho Jr. Curi sempre manteve bom relacionamento com a oposição, incluindo nomes como o pré-candidato do PDT, deputado Requião Filho.

Até porque, segundo fontes, Curi deve ser candidato com ou sem o apoio de Ratinho Jr. Nessa segunda hipótese, partidos como o Republicanos de Tarcísio de Freitas seriam alternativas para acolher Curi, numa virtual saída do PSD.

Ana Júlia pede informações sobre denúncias de assédio em escolas cívico-militares

Assessoria – A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) protocolou pedido de informações à Secretaria de Estado da Segurança Pública para que o governo apresente, de forma detalhada, todos os procedimentos envolvendo denúncias de assédio sexual e outras violências praticadas por monitores militares contra estudantes da rede pública, especialmente em escolas do modelo cívico-militar. O requerimento foi apresentado após reportagem da BBC News Brasil revelar que meninas de 11 a 13 anos denunciaram toques abusivos de um monitor em uma escola do interior do Paraná.

Segundo a investigação jornalística, mesmo depois das queixas formais, o acusado permaneceu por longo período em atividades na unidade de ensino antes de ser desligado. Diante da gravidade dos fatos, a parlamentar solicita o número total de inquéritos e procedimentos instaurados desde 2021, a situação atual de cada caso, se houve afastamento dos investigados, quais medidas cautelares foram adotadas e quais protocolos existem para proteção imediata das vítimas.

Lula confirma duas visitas ao Paraná

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Assessoria – O presidente Lula afirmou na última quarta-feira (4) à ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e ao deputado Zeca Dirceu (PT) que visitará o Paraná em duas oportunidades nos próximos meses. Em março, Lula vai entregar o título de propriedade da reforma agrária para duas mil famílias na região de Quedas do Iguaçu e em julho inaugura a primeira etapa das obras de sede da Unila em Foz do Iguaçu.

Lula recebeu Zeca e Gleisi no Palácio do Planalto e conversaram sobre a conjuntura política do Paraná e os investimentos que o estado está recebendo em obras, programas e outras ações do governo federal. O governo federal atua em pontos importantes ao desenvolvimento e crescimento do Paraná: são Obras nas rodovias, universidades, instituto federal, novos assentamentos, mais investimentos nos hospitais, Upas, Samu e municípios.

TCE: Paraná avança na transparência da gestão pública

TCE-PR – Sete anos após implementar o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) constatou que há uma evolução progressiva dos níveis de transparência dos órgãos públicos paranaenses, além de um amadurecimento institucional e maior grau de compromisso dos responsáveis pela gestão das informações públicas.

A conclusão consta em relatório completo disponível, junto a rankings e outros dados, no portal do TCE-PR. O documento traz os resultados do ciclo de avaliação de 2025 dos portais da transparência dos órgãos e entidades públicas paranaenses, realizado pela Corte no âmbito do ITP e como parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Leia Também

Leia Também