Fringe – O Festival de Curitiba foi escolhido como o evento cultural mais importante para o público curitibano, segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, cujo resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (6), na Capela Santa Maria, no centro de Curitiba.
O estudo foi realizado pela JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Instituto Datafolha e patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet. Foram ouvidas mais de 19 mil pessoas nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, para traçar um panorama detalhado sobre a frequência do público em espaços culturais das capitais, além de indicar tendências e desafios para o setor.
Em Curitiba, foram entrevistadas 600 pessoas, entre os meses de fevereiro e março de 2024. O levantamento analisou as práticas culturais do público ao longo dos 12 meses anteriores.
Em entrevistas colhidas na rua, os pesquisadores perguntaram qual é o evento cultural mais importante da cidade. O Festival de Curitiba foi o mais citado, com 15% das respostas. Em segundo lugar, ficaram eventos musicais em geral, com 9%. Museus, exposições e feiras dividiram a terceira posição, com 6%, enquanto o Natal ficou em quarto lugar, com 5%.
Evento teatral mais lembrado no país
Responsável pelo levantamento, João Leiva explicou que a resposta era aberta, ou seja, os participantes podiam citar qualquer evento. Em Curitiba, mais de 100 eventos foram mencionados. A capital paranaense foi a única cidade onde um evento relacionado ao teatro apareceu no topo da lista.
“A pesquisa deixa claro a força que o Festival de Curitiba tem e como isso impacta o hábito cultural da população. A história do festival com a cidade ajudou a construir essa conexão a ponto de ele ser lembrado como o evento mais importante de Curitiba. Isso também faz com que mais pessoas se interessem em ir ao teatro depois do festival, seja estimuladas por ele, seja por um primeiro contato com as artes cênicas proporcionado pelo evento”, analisou Leiva.
Público de teatro acima da média
Durante a apresentação dos dados, Leiva relacionou a escolha do Festival de Curitiba como evento cultural mais importante ao alto índice de frequência ao teatro na cidade, que está acima da média nacional.
Os números mostram que 29% dos entrevistados disseram ter ido ao teatro no último ano. Os tipos de espetáculos mais frequentados foram teatro adulto (51%) e infantil (48%).
Além disso, a maioria afirmou que costuma ir ao teatro em família com crianças (40%), seguida por quem vai em casal (22%) e com amigos (18%). Entre aqueles que não frequentam o teatro, os principais motivos apontados foram “falta de interesse” (35%), “falta de tempo” (33%) e questões econômicas (23%).