quarta-feira, 9 julho, 2025
HomePolítica e CidadesPesquisa: Aprovação de Ratinho Jr. chega a 81,4%

Pesquisa: Aprovação de Ratinho Jr. chega a 81,4%

Nosso Dia – A aprovação da administração do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), subiu ainda mais e chegou a 81,5%, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (8) pelo Instituto Paraná Pesquisas. A gestão estadual é amplamente aprovada pelos paranaenses.

Nesta pesquisa, 81,4% aprovam a gestão, uma oscilação de 0,9% para cima com relação aos números da pesquisa de maio, quando Ratinho Jr. tinha alcançado o recorde de 80,5% de aprovação. O recorde do governador foi alcançado em fevereiro de 2025, com 82,7%.

No levantamento, 27,8% consideram a gestão de Ratinho Jr. boa, 39,2% boa, 22,7% regular, 4,1% ruim e 5,2% péssima. Ainda, 1,1% não sabe ou não opinou.

Consolidado no Paraná, Ratinho Jr. começa a buscar levar o seu nome ao Brasil, em uma possível candidatura do PSD à presidência da República. Se depender dos paranaenses, o nome dele será forte para 2026.

O Paraná Pesquisas entrevistou 1560 eleitores em 62 cidades do Paraná, entre os dias 03 e 06 de julho de 2025. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

Guto Silva cresce 33% nas intenções de voto

Um dos potenciais candidatos ao Governo do Paraná pelo PSD, Guto Silva, atual secretário das Cidades, ampliou em 33% as intenções de votos em apenas dois meses, segundo pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas. Em maio, tinha 3,9% da preferência do eleitorado paranaense, chegando a 5,2% no levantamento mais recente.

No mesmo cenário testado pela Paraná Pesquisas, os principais adversários caíram de desempenho. É o caso de Sérgio Moro (União Brasil), que passou de 43,9% para 43,8% entre as duas pesquisas, um indicativo de que pode ter atingido um teto.

No caso do ex-governador Beto Richa (PSDB), as intenções de voto caíram de 17,9% para 17,5%. Requião Filho, que está sem partido, teve uma redução de 18,1% para 16,5% da preferência do eleitorado, enquanto Enio Verri (PT) oscilou de 2,6% para 3%.

A pesquisa também reforça que Ratinho Junior terá papel decisivo na eleição. Na simulação de 2º turno entre Guto Silva e Moro, 35,2% dos eleitores disseram que escolheriam Silva caso ele seja o candidato apoiado pelo governador, contra 48,8% do senador. Outros 6% estão indecisos, e 10,1% disseram que votariam branco ou nulo.

Guto Silva forma o chamado núcleo duro de Ratinho Junior. Em 2019, ele assumiu a Casa Civil, onde foi um dos principais responsáveis por implantar as políticas de corte de despesas, melhoria de eficiência da máquina pública e desburocratização do estado.

Depois, foi nomeado secretário do Planejamento, onde coordenou políticas públicas voltadas para o futuro, com foco no fortalecimento das vocações do Paraná e na construção do PPA que projeta R$ 250 bilhões de investimentos estaduais nos próximos anos. Também trabalhou com o fortalecimento da industrialização do agronegócio e a implementação de PPPs.

Desde março, Silva passou a chefiar a Secretaria das Cidades, liberando recursos para prefeitos. A pasta – que já foi ocupada pelo próprio Ratinho Junior antes de ser eleito governador – é responsável por grandes pacotes de obras nos municípios, como o Asfalto Novo, Vida Nova e o Ilumina Paraná, que deixará 100% das cidades com LED.

Leia Também

Leia Também