Assessoria – A consolidação do delivery na vida do brasileiro tem trazido algumas mudanças de hábitos de consumo e criado oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação. É o que mostra a primeira edição do Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion. O documento foi lançado no iFood Move, maior evento para restaurantes da América Latina, na quinta-feira (26). Um dos destaques é o crescimento de pedidos de café da manhã, que tiveram um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias. Neste momento do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta um nicho com espaço para ser explorado.
Outro momento do dia que tem conquistado os usuários do delivery é a madrugada, turno que registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é grande: neste momento do dia, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior quantidade de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.
“Ter acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”, afirma Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood. “Há informações variadas no relatório, como curiosidades e oportunidades reveladas a partir do comportamento do consumidor no delivery de comida”, diz.
Comidas mais pedidas
Os lanches e a comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos é por culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, tendo tido um aumento de 6 vezes entre os anos de 2019 e 2023. Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza é feito de sexta a domingo no iFood, por exemplo. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram nos Top 10 de culinárias preferidas.
O Relatório para Restaurantes também aponta as diferentes motivações para o consumidor pedir pelo delivery, dependendo do momento. No cotidiano, os clientes com restrições, como limitação de tempo, acabam optando pela comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Mas há também motivações em pedir um delivery para contemplar experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e celebrações.
Perfil dos empreendedores
Ao longo de um ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de 11,4% em estabelecimentos ativos na plataforma. O estudo também traça um perfil dos donos desses restaurantes: há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria está entre 30 e 44 anos e 69% têm filhos, sendo que 22% é pai ou mãe solo (3x mais mulheres do que homens nessa situação). No total, 59% operam apenas por meio do delivery e 77% dos estabelecimentos ficam ativos no turno da noite. O iFood tem investido em soluções de inteligência artificial para facilitar a gestão dos parceiros e 67% deles já dizem usar a I.A. em seu dia a dia.
O Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood está disponível por completo no iFood para Parceiro.
iFood Move 2024
A expectativa é reunir no iFood Move 2024 cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo das entregas por aplicativo. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento abordará temas como empreendedorismo, liderança, inovação, tendência e experiência do consumidor, crescimento e os principais caminhos para o futuro do setor, incluindo o uso da Inteligência Artificial nos negócios.
Os participantes também terão acesso a uma arena de trocas entre negócios, onde poderão compartilhar experiências com grandes especialistas do setor, criar conexões e obter informações que apoiarão o crescimento de seus empreendimentos. O evento, com mais de 20 mil metros quadrados de área, foi concebido para fomentar o desenvolvimento contínuo do setor de restaurantes no Brasil.
No iFood Move, foi celebrado um marco para a empresa, que deixou de operar apenas no mundo virtual e chegou ao espaço físico dos restaurantes. A nova frente de negócios, o iFood Salão, lança seu novo totem para pedidos.
Mais de 900 mil postos de trabalho, com impacto de 0,55% no PIB
O iFood também apresentou, durante o iFood Move, a nova edição da pesquisa que mede o impacto socioeconômico da plataforma, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com os novos dados da Fipe, as atividades do iFood foram responsáveis por movimentar 0,55% do PIB nacional em 2023.