
AEN-PR
O Governo do Paraná vai buscar mais investimentos para o Estado fora do Brasil em 2023. A Invest Paraná, agência de captação de negócios ligada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seics), vai organizar nesse ano entre sete e oito missões internacionais para aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo.
O objetivo é levar comitivas empresariais para que, com a chancela oficial do Governo do Estado, possam prospectar negócios lá fora – seja na exportação de produtos paranaenses aos países visitados ou para outras transações comerciais, como compra de insumos ou equipamentos que aumentem a produtividade das empresas no Estado.
Desde 2019, a Invest Paraná organizou 14 missões internacionais, sendo três comerciais, nas quais há participação de empresários, e 11 institucionais, para mostrar o potencial do Estado para receber negócios.
MISSÕES
Em quatro missões, o próprio governador Ratinho Junior liderou as comitivas. Em 2019, ele foi a Nova York, nos Estados Unidos, e à Espanha para o Paraná Day, missão institucional que apresenta o Estado como destino de negócios. Em 2021, comandou a missão comercial para a feira Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a missão institucional ao México para tratar assuntos relacionados à saúde e transporte público.
“A venda de produtos das empresas paranaenses a esses países é emprego na ponta aqui no Estado. É a produtividade do Paraná sendo exportada para o mundo todo. E, na outra ponta, a possibilidade de atrair novos negócios e potencializar nossa cadeia produtiva e tecnológica”, destaca o governador.
Para 2023 já estão confirmadas quatro comitivas comerciais no primeiro semestre: para Japão, Coreia do Sul, Canadá e Itália. Uma quinta missão está sendo negociada ainda para a primeira metade do ano para Bangladesh, país asiático com o qual o Brasil não tem tradição de negócios, o que mostra a força do Paraná na conquista de novos mercados.
“Nessas missões são feitas rodadas de negócios preparadas com meses de antecedência, nas quais sempre temos resultados efetivos na venda de produtos paranaenses. O objetivo é divulgar o Estado, nossas empresas, mas, acima de tudo, realizar negócios, que são previamente prospectados em consultas feitas pela Invest Paraná com empresários que têm interesse no relacionamento com empresas de outros países. Queremos intensificar esse trabalho com o fim da pandemia”, destaca o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.