quinta-feira, 13 novembro, 2025
HomeMemorialPaiva é novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR

Paiva é novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR

Thiago Paiva dos Santos

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, nomeou o juiz membro do TRE-PR,  advogado  Thiago Paiva dos Santos, como diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), através da Portaria nº 314/2022, de 16 de agosto de 2022.

A nomeação do novo diretor da EJE-PR ocorreu em Brasília, nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde se encontrava a cúpula do TRE-PR para reuniões e participação na posse no Ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE e do Ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente.

Thiago Paiva é advogado de destaque em Curitiba e cumpre o segundo mandato como juiz do TRE-PR. Tomou posse em dezembro de 2019, na vaga reservada à advocacia, após escolha em lista tríplice pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e nomeação pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ministro Alexandre de Moraes, do TSE

CURRÍCULO

O novo diretor da EJE-PR é mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Especialista em Direito do Estado (área de concentração em Direito Administrativo) pela Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM).

Atuou como Ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de 02/2020 até 08/2022, tendo exercido a função de vice-presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral.

É ainda membro consultor da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR e membro do Conselho Consultivo do IPRADE – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.

TRE-PR. Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

ATUAÇÃO DA ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL DO TRE-PR

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) possui três eixos de atuação, sendo o Eixo ‘Cidadania’ dedicado ao fomento do interesse pelo exercício da cidadania e o desenvolvimento da consciência cívica dos cidadãos. Desenvolve projetos como Eleitor do Futuro, Tribunal Jovem e Parlamento Jovem, entre outros. O eixo ‘Aprimoramento das Práticas Eleitorais’, promove a divulgação das práticas eleitorais para o público externo e o eixo ‘Capacitação’, desenvolve a capacitação de servidores e magistrados nas áreas de atuação da Escola, quais sejam, Direito Eleitoral e áreas correlatas, responsabilidade social e cidadania.

Leia Também

Leia Também