A 33ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais da América Latina, tem início na próxima segunda-feira (24) e promete 14 dias de intensa efervescência artística na capital paranaense e na região metropolitana. Com mais de 350 atrações distribuídas em 70 espaços da cidade, o Festival traz uma programação diversa, contemplando teatro, dança, circo, humor, música, oficinas, performances e gastronomia. A expectativa é reunir um público de 200 mil pessoas. Pelo terceiro ano, o Mural do Paraná fará cobertura dos espetáculos e cafés com a imprensa. Acompanhe nosso site e perfis no Instagram e TikTok.
A abertura acontece no Teatro Positivo, com o celebrado carnavalesco e estudioso da cultura brasileira Milton Cunha como mestre de cerimônias. A noite especial será marcada pela apresentação de “Os Mambembes”, uma comédia que revive o clássico texto de Artur Azevedo, escrito em 1904, sobre as peripécias de uma trupe itinerante de teatro pelo Brasil. No palco, um elenco de peso: Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha, dão vida à história que celebra a paixão pelo teatro e os desafios da cena cultural brasileira. “Este ano, daremos início ao Festival de Curitiba em grande estilo, com um espetáculo popular aclamado que conquistou plateias por onde passou. E para tornar a noite ainda mais especial, teremos a presença luminosa de Milton Cunha, uma personalidade vibrante que conquista cada vez mais o público brasileiro”, afirma Fabiula Passini, co-diretora do Festival de Curitiba ao lado de Leandro Knopfholz.
Este ano, o Festival de Curitiba bateu recorde de espetáculos com ingressos esgotados da Mostra Lucia Camargo logo na primeira semana de abertura da bilheteria. Mas ainda há entradas para alguns espetáculos. “Sentimos que este ano houve um grande interesse do público em geral pelos espetáculos da Mostra Lucia Camargo. Podemos dizer que é a edição mais movimentada no pós-pandemia. Pela qualidade das peças tenho certeza de que ninguém ficará decepcionado”, afirma Knopfholz.

Viagem pelo Brasil profundo
O espetáculo de abertura do Festival de Curitiba sempre reserva momentos memoráveis, e nesta edição não será diferente. Depois do grande sucesso da apresentação dos Bois de Parintins na edição passada, o Festival dá o pontapé inicial com “Os Mambembes”. A montagem estreou em novembro de 2024 e, em apenas dez apresentações, atraiu mais de 18 mil espectadores, muitos dos quais tiveram sua primeira experiência no teatro.
Sob a direção de Emílio de Mello e Gustavo Guenzburger, a peça reinventa a clássica comédia de Artur Azevedo, trazendo uma encenação contemporânea e dinâmica. A história acompanha o ator-empresário Frazão, que convida a jovem e talentosa Laudelina Pires para integrar sua companhia de teatro itinerante. Ao embarcarem nessa jornada pelo interior do Brasil, eles se deparam com a realidade de um país governado por coronéis, enfrentando desafios impostos pelos poderes locais.
Com um ônibus que se transforma em palco, camarim e meio de transporte, “Os Mambembes” resgata a magia do teatro de estrada, convidando o público a embarcar em uma divertida e emocionante viagem pelo universo das artes cênicas.
Mostra Lucia Camargo: o melhor das artes cênicas contemporânea
A Mostra Lucia Camargo, curada pelo terceiro ano consecutivo pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, a atriz e diretora Giovana Soar e o dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, reafirma seu compromisso com a diversidade das artes cênicas. Com 26 espetáculos nacionais e internacionais, a programação deste ano traz montagens premiadas e produções que abordam temáticas contemporâneas com profundidade e criatividade. Este ano, todas as regiões brasileiras estão contempladas. “Estamos celebrando muito esse marco da nacionalização, pois há muito tempo buscamos isso, mas queríamos que o conjunto da mostra fizesse sentido”, afirma Daniele Sampaio.

No palco do Guairão, destaca-se “Prima Facie”, primeiro solo de Débora Falabella, sucesso de público e crítica, com três indicações ao Prêmio Shell. Outra atração aguardada é o musical “Ray – Você Não Me Conhece”, que narra a trajetória de Ray Charles, destacando sua luta pelos direitos civis. “Brilho Eterno”, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, traz ao palco uma comédia romântica de sucesso internacional. “O Céu da Língua”, de Gregorio Duvivier, estreia em Curitiba após temporadas aclamadas em Portugal e no Rio de Janeiro, enquanto “Avesso do Avesso”, estrelado por Heloísa Périssé e Marcelo Serrado, promete arrancar gargalhadas do público. Premiado com o APCA de Dança, “Encantado” leva ao palco 11 bailarinos com 150 cobertores que mimetizam os seres animados.
A Mostra também apresenta espetáculos como “Daqui Ninguém Sai”, nova montagem do Teatro de Comédia do Paraná baseada na obra de Dalton Trevisan; “Alaska”, dirigido e protagonizado por Rodrigo Pandolfo; e “Rei Lear”, que reinventa o clássico de Shakespeare em um contexto contemporâneo. No Teatro José Maria Santos, “Língua” se destaca como uma história bilíngue em português e Libras, refletindo sobre os desafios da comunicação sem colocar a surdez como tema central.
O Teatro da Reitoria recebe “AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]”, da Companhia Brasileira de Teatro com Renata Sorrah no elenco, enquanto o Teatro Paiol apresenta “Monga”, de Fortaleza, explorando novas linguagens dramatúrgicas. Entre as atrações internacionais, a Caixa Cultural recebe “No Estoy Solo”, performance argentina que utiliza o toque como ferramenta de comunicação sensorial, e “El Desmontaje”, do Uruguai, que mistura teatro, documentário e conferência.
O Festival também marca presença nos espaços públicos da cidade, com montagens gratuitas como “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, na Ruína de São Francisco. Na praça Santos Andrade, o espetáculo argentino “A Velocidade da Luz”, convida o público a conferir o processo de criação conduzido pelo diretor Marco Canale com um elenco local de atores 60+. A atração é gratuita.
Mostra Fringe: diversidade artística e acesso para todos
Com parte da programação gratuita e acessível a todos os públicos, a Mostra Fringe transforma Curitiba e Região Metropolitana em um grande palco a céu aberto. Ocupando teatros, praças, parques e ruas, a edição deste ano apresenta aproximadamente 280 espetáculos, reunindo mais de 1.800 artistas e técnicos de 12 estados brasileiros – incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal – além de companhias da Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos.

Dentre as atrações, 153 espetáculos terão entrada gratuita, e 18 funcionarão no sistema “Pague Quanto Vale”, tornando a cultura ainda mais acessível. Companhias longevas, como Cemitério de Automóveis, de Mário Bortolotto, e artistas que já estiveram na Mostra Lucia Camargo, como Giordano Castro, do Magiluth, e o Lubi estarão no Fringe, o que reforça sua importância como um espaço de visibilidade e trocas.
Diferente de outras mostras do Festival, a Mostra Fringe não passa por curadoria. Companhias de teatro, circo, música, dança e outras linguagens artísticas participam de forma independente, por meio de cadastro voluntário. Os espetáculos são organizados em mostras temáticas, espetáculos de rua e Circuito Independente, garantindo uma programação rica e diversa.
Uma das grandes iniciativas desta edição é a terceira Rodada de Conexões, que acontece na Caixa Cultural. O encontro promove um intercâmbio entre curadores, programadores de festivais e salas de teatro de todo o Brasil, conectando-os com grupos participantes do Fringe e também com companhias radicadas em Curitiba.
Guritiba: cultura e formação de plateia
O Guritiba é um projeto cultural e social voltado para a formação de plateia, promovendo o acesso democratizado à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias ao longo de todo o ano. Sua programação tem início junto ao Festival de Curitiba e, em 2025, acontece de 25 de março a 6 de abril, com uma seleção especial de espetáculos para todas as idades.

Nesta edição, o Teatro Bom Jesus recebe a estreia nacional de “O Menino Maluquinho – O Show”, do Grupo Tupi Pererê. O espetáculo apresenta uma releitura vibrante da obra, com as canções de Rosy Greca, em uma homenagem a Ziraldo e a todos os artistas que dedicam suas vidas à infância. Outra atração é “Ítaca”, de São Paulo, que narra a jornada emocionante de um marinheiro solitário cruzando o oceano, combinando humor sensível e técnica apurada. A programação também conta com “Dinossauros do Brasil”, da Pia Fraus, companhia que comemora 40 anos de história com um espetáculo que retrata o surgimento dos dinossauros brasileiros até os dias atuais. Entre os destaques está ainda “Elefanteatro”, de Belo Horizonte, uma experiência única e gratuita no Passeio Público, em que um enorme elefante feito de materiais reciclados e sucata percorre as ruas, encantando o público com sua grandiosidade e simbolismo.
Além das apresentações teatrais, o Guritiba amplia seu impacto com o Programa Guritiba, que leva espetáculos a escolas e instituições sociais de Curitiba e região. Nesta edição, três peças integram essa iniciativa: “Vida Plástica”, da companhia Lado a Lado, que alia arte circense e educação ambiental, promovendo reflexões sobre sustentabilidade; “Yeye & Seu Espelho”, que conta a história de uma jovem sonhadora que vive na cidade do rio; e “Dia Claro, Noite Escura”, um delicado teatro de formas animadas que acompanha a rotina de uma costureira e sua encantadora arte de criar bonecas de pano.
O Guritiba é apresentado por CNH Capital – New Holland, Peróxidos do Brasil e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de BRFértil Fertilizantes, Ritmo Logística e Grupo Barigui.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Valores
- Mostra Lucia Camargo – De gratuitos até R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
- Risorama – De R$42,50 até R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
- Fringe – De gratuitos até R$75 (entrada inteira) + taxa adm.
- Mostra Surda de Teatro – gratuita.
- MishMash – De R$30 até R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
*Confira opções de combos de ingressos para a família. - Programa Guritiba – De gratuitos até R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
- Gastronomix – De R$10 até R$20 (entrada inteira) + taxa adm.
*Estudantes de teatro e artistas profissionais contam com ingressos promocionais de R$40 e R$20, somente na bilheteria física. Verifique as condições especiais para colaboradores de empresas apoiadoras e clubes de descontos.
Serviço:
33º Festival de Curitiba
Data: de 24/3 a 6/4 de 2025
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.